Hoje é Dia Mundial da Língua Portuguesa

dlp

 

Este é o terceiro ano em que se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

É uma língua que serve de ponte entre países, povos e culturas  [João Gomes Cravinho]

A data foi proclamada em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Uma língua que não é de ninguém, sendo de todos. A língua de Camões e de Pessoa é a língua de Jorge Amado, de Mia Couto, de Germano de Almeida, de Pepetela [António Costa]

Com 260 milhões de falantes nos 5 continentes, a Língua Portuguesa é 4.ª língua mais falada a nível mundial, a 3.ª língua europeia mais falada, sendo a língua mais falada no hemisfério sul e a 5.ª língua com maior número de utilizadores na internet. É ainda o idioma oficial ou de trabalho em 32 organizações internacionais.

As Nações Unidas estimam que o português, em menos de 30 anos, possa alcançar cerca de 400 milhões de falantes.

“Este Dia é, assim, uma oportunidade para inscrever a língua portuguesa nas diversas agendas globais, sejam elas culturais, académicas, diplomáticas ou até económicas, afirmando-se a sua importância estratégica”, refere o governo em comunicado.

João Gomes Cravinho, Ministro dos Negócios Estrangeiros, sublinha que a existência deste Dia “traduz bem o reconhecimento internacional do seu grande valor e potencial, assumindo-se como um dos maiores ativos estratégicos dos países que a partilham”.

Há Países de Língua Portuguesa na União Europeia, na Conferência Ibero-americana, no Mercosul, na União Africana, na Comunidade Económica dos Estados da África Central, na Comunidade dos Estados da África Ocidental e na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral.

Leia também