Hoje é Dia Internacional do Jazz

Dia int do Jazz

 

O jazz fala pela vida (…). Quando a vida não oferece ordem ou significado, o músico cria-os a partir dos sons da terra que fluem através do seu instrumento“, disse Martin Luther King Jr. No Festival de Jazz de Berlim de 1964.

Celebra-se anualmente a 30 de abril o Dia Internacional do Jazz. A data criada pela UNESCO foi celebrada pela primeira vez em 2012.

A celebração da data tem como objetivo assinalar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura.

Para promover o Dia Internacional do Jazz decorrem vários concertos de jazz, promovidos por escolas, grupos e músicos, com o intuito de apresentar à população este género musical. O jazz é um estilo musical que apela à criatividade e à improvisação.

O jazz teve origem nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo-se popularizado nas primeiras décadas do século XX. New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz. Acredita-se que a palavra jazz advém da gíria norte-americana.
O jazz ainda não tem uma grande tradição em Portugal.

 

Leia também