Amanhã acontece o 1.º Eclipse Solar Parcial de 2022

 

Este ano ocorrerão 4 eclipses, 2 do sol e 2 da lua, o primeiro é um eclipse solar e ocorrerá já amanhã, 30 de abril.

Será um eclipse solar parcial e dada a hora a que acontece (começa às 19h45, atinge o seu máximo às 21h41 e termina às 23h38) apenas será visível do norte da Antártica, do sul da América do Sul, do Oceano Pacífico Sul e do Oceano Atlântico Sul.

Portugal terá de esperar pelo próximo eclipse parcial do sol, que irá ocorrer a 25 de outubro, uma vez que nessa altura o eclipse será visível a partir da Europa, Médio Oriente, norte de África, Ásia Ocidental, do Oceano Atlântico Norte e do Oceano Indico Norte (começa às 09h58, atingindo o seu máximo às 12h00 e termina às 14h02).

Quanto aos eclipses da lua, o primeiro será um eclipse total da lua e ocorrerá no próximo dia 16 de maio. Este eclipse começará pelas 04h29 da manhã e terminará às 05h54, pelo que será visível a partir da Europa Ocidental, Médio Oriente, África, América do Sul, América do Norte, Antártica, Oceano Atlântico e Oceano Pacífico.

O segundo eclipse da lua está previsto para 8 de novembro e apenas será visível a partir da América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália, do Oceano Atlântico Norte e do Oceano Pacífico.

Nota: as horas indicadas são as horas de Lisboa.

Leia também

Comentário