Hoje é Dia Mundial de Prevenção e Segurança no Trabalho

 

Assinala-se anualmente a 28 de abril o Dia Mundial de Prevenção e Segurança no Trabalho.

Foi celebrado pela primeira vez em 1996, em Nova Iorque, na Organização das Nações Unidas, e em 2001 foi reconhecido e apoiado pela Organização Internacional do Trabalho, sendo atualmente celebrado oficialmente em inúmeros países, entre eles Portugal. Portugal foi o 4.º país europeu a consagrar o dia 28 de abril como Dia Nacional.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) todos os anos, 2,78 milhões de trabalhadores e trabalhadoras morrem de acidentes de trabalho e doenças profissionais (2,4 milhões dos quais devido a doenças) e 374 milhões são vítimas de acidentes de trabalho não fatais.

O objetivo deste dia é chamar a atenção das empresas e dos trabalhadores para a importância de tomar medidas preventivas que garantam a segurança no trabalho.

Prevenir acidentes de trabalho é uma responsabilidade de todos, assim como a prevenção é um direito transversal a todos os trabalhadores.

A OIT definiu o tema “Vamos agir em conjunto para construir uma cultura positiva de segurança e saúde” para as celebrações deste ano.

Leia também

Comentário