Torres Vedras | Comemoração do 1.º aniversário do Centro de Artes e Criatividade

cac

 

O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras celebrou o seu 1.º aniversário no passado dia 25 de abril.

Durante este seu 1.º ano de vida, no âmbito dos serviços educativos desenvolveu, com escolas e associações de apoio 3.ª idade, o CAC recebeu:

  • 7252 visitas
  • 4269 participações em atividades dos serviços educativos
  • 3 exposições temporárias

Uma das formas de celebrar o seu primeiro ano de existência passa pela abertura de forma gratuita entre os dias 26 de abril e 8 de maio, onde os visitantes vão poder usufruir deste equipamento cultural, da sua exposição permanente, mais ligada ao Carnaval, como da exposição temporária, ligada a um conjunto de artistas emergentes, portugueses e franceses, com um cariz mais global.

Devido às previsões do estado do tempo para o passado fim de semana, as celebrações do 1.º aniversário foram adiadas, estando neste momento o programa assim definido:

29 de abril (6.ª feira)
  • 20h30 – Comemoração dia mundial da dança
    Atividade Gratuita

Durante o processo de criação procurou-se explorar os conceitos de Liberdade de Expressão vs Liberdade de Discurso como um jogo interminável de palavras e ações que tiveram como resultado final esta peça intitulada de “fs vs fe”.

  • 21h30 – Poetry Slam Final Torres Vedras
    Destinatários: M/10
    Atividade Gratuita

Por ordem alfabética, Karol Ruszkiewicz, Maria João (vencedora do 2.º round), Mariana Mota, Marina Ferraz (vencedora do 3.º round), Nuno Sousa e Salomé Abreu (vencedora do 1.º round), são os slammers finalistas que vão disputar um lugar pela presença na final nacional de Poetry Slam. A competição vai ser renhida, mas o que importa acima de tudo são as palavras que nos trarão em tempos como estes de conturbada incerteza.

Os MCs NBC, anfitrião do Poetry Slam Torres Vedras e a Li Alves, do Portugal SLAM! vão conduzir este último round.

30 de abril (sábado)
  • Das 11h00 às 13h00 – Workshop de marionetas
    Destinatários: M/6 (famílias) / Lotação: 10
    Atividade Gratuita

As marionetas de fios são uma das técnicas mais conhecidas no universo das marionetas, também uma das mais difíceis de manipular e por isso mesmo uma das mais apetecíveis. Este workshop é uma introdução às marionetas de fios, da sua construção à sua manipulação.

Informações: 261 067 609 | 261 067 601 | cac.educativo@cm-tvedras.pt

  • 15h00 – A vendedora de sonhos
    Destinatários: M/3
    Atividade Gratuita

Uma animadora muito bem caracterizada, com a sua carroça mágica cheia de poções, vai contando histórias sobre sonhos e felicidade.
Momento de leitura da história O vendedor de felicidade, de Davide Cali e Marco Somá.
As crianças levam consigo, num pequeno frasquinho mágico a sua poção da felicidade!

Informações: 261 067 609 / 261 067 601 / cac.educativo@cm-tvedras.pt

  • 19h00 – Jantar: “Sonho de uma noite de primavera”

Em noite de celebração, a William Shakespeare, a Foliateca e a cafetaria do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras preparam um jantar intitulado “Sonho de uma noite de Primavera”, uma referência à peça de teatro do autor “Sonho de uma noite de Verão”.

Não pretendendo ser uma comédia nem frequentado por elfos, fadas e outros seres encantados, o jantar será composto por um menu shakespeariano:
Creme de alho francês com sementes de abóbora e rama torradas
Pâté de caju com aromáticas e crackers caseiras
Perna de frango assada com chutney de laranja
Assado de cogumelos e quinoa com molho de tomate Shakespeare
Infusão primavera e biscoitos românticos
Cuscuz com legumes, salada de couves e purê de couve-flor
Pannacotta narrada com molho de morango
Vinhos, água aromatizada, sumo natural, cafés incluídos

Reservas e informações para: cac.comunicacao@cm-tvedras.pt | 261 067 601

Lotação: 25 / Preço: 14 €

  • 21h00 – Teatro: “King Lear”
    Destinatários: M/12
    Atividade Gratuita

“Entre 2006 e 2009 pegámos pela primeira vez num texto de William Shakespeare: King Lear. E dando-lhe um tom de arte popular e fazendo do rei um fingido cidadão e um clown experimental reconstruímos com dois atores as vinte e muitas personagens da peça original”, lembra João Garcia Miguel. “Agora década e meia depois o regresso ao texto com três companheiros de viagem, três atores que de novo incentivam o processo de reflexão acerca e sobre para que importa e para que serve o teatro nos dias de hoje. De novo nos armamos de perseguidores e fomos em busca das sensações profundas. Das coisas transcendentais que nos tocam à superfície e nos empurram nas profundidades do existir.”
King Lear, a partir da obra homónima de William Shakespeare

7 de maio (sábado)
  • 11h00 – Ateliê de expressão musical: “Ao som do Carnaval”
    Destinatários: 4 aos 12 anos
    Atividade Gratuita

A música é um elemento central dos carnavais. Ela pode ser característica da região ou importada de outras paragens. Frequentemente, assume a forma de harmonias, melodias e ritmos que se identificam com os carnavais onde se exprimem ritmo e harmonia.

O Carnaval pode ser marcado por ritmos imprimidos por percussões variadas (como tambores e tamborins) frenéticas e hipnotizantes.
Mas Carnaval também pode ser sinónimo de harmonias, nem sempre harmoniosas é certo, executadas por orquestras e fanfarras, agrupando metais estridentes como trombones, trompetes e tubas.”
Entre bombos e tambores, chocalhos e castanholas, vamos criar instrumentos para dar som à cidade do Carnaval!

Informações e inscrições: 261 067 609 / 261 067 601 /  cac.educativo@cm-tvedras.pt

  • 20h00 – Jantar comunitário
    Atividade Gratuita

Uma festa pede sempre convívio, comida e alegria. Nesse sentido e para comemorar o seu primeiro aniversário, o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras promove um jantar comunitário (churrasco) aberto a toda a população.

Venha jantar connosco e cantar os parabéns ao CAC com direito a música ao vivo.

  • 22h00 – Música: Ahkorda
    Atividade Gratuita

Fazendo justiça à manta de retalhos cultural em que cresceram e evoluíram musicalmente, a sua música é marcada pela reinterpretação da tradição. Uma moderna abordagem da música de raiz tradicional, portuguesa e do mundo, que através das sensibilidades de cada um, toca a doçura e a violência através de instrumentos que conversam, aprendem e constroem novas histórias.

Com Joana Lopes na Voz, Miguel Mendes nos Cordofones, Rafael Gomes no Acordeão Cromático Bissonoro, Daniel Pereira no Contrabaixo, José Andrade no Saxofone e Samuel Louro na Percussão, AHKORDA é um projeto de onde se libertam sonoridades que transpiram ligação à terra, à tradição, à busca e ao encontro constante de uma entidade cultural. Um concerto onde a partilha de ideias e emoções, caminhará de braço dado com o intercâmbio entre tradições, culturas e gerações.

As atividades realizam-se no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras.

Para mais informações: cac.comunicacao@cm-tvedras.pt / 261 067 601.

Leia também