Programa do 10.º aniversário da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira

AP

 

A Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (PPLSSA) vai celebrar o seu 10.º aniversário e ao longo do mês de maio vão decorrer um conjunto de atividades (de participação gratuita) para assinalar a data.

O programa é o seguinte:

1 de maio (domingo)
  • Das 9h00 às 17h00 – 2.ª edição da Feira da Paisagem
    Local: Largo do Coreto (Ribaldeira)

A 2.ª edição da Feira da Paisagem é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras com o apoio da União das Freguesias de Dois Portos e Runa e da AGEO – Associação Geoparque Oeste. No âmbito da mesma o largo central da Ribaldeira vai receber uma mostra de produtos gastronómicos e artesanato de produtores locais e da região Oeste, bem como ações animação

Informações: 261 310 436 / areaprotegida@cm-tvedras.pt

  • Das 9h30 às 12h30 – Caminhada interpretativa: “Histórias das Serras do Socorro e Archeira no Aspiring Geoparque Oeste”
    Local de concentração: Centro de Interpretação da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (Cadriceira)

Caminhada interpretativa que terá como temática central o património natural e cultural das Serras do Socorro e Archeira, organizada pela AGEO – Associação Geoparque Oeste com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Informações e inscrições: geral@geoparqueoeste.com

7 de maio (sábado)
Das 10h00 às 12h30 – Visita: “A nossa casa para aves na PPLSSA”
Local:  Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira

Numa visita à Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (PPLSSA) ir-se-á observar algumas das espécies de aves que ocorrem neste território e colocar caixa-ninhos em locais estratégicos. A instalação de caixas-ninho para aves pode ajudar algumas espécies de aves a encontrarem alimento ou local para se reproduzirem.

Recorde-se que as aves desenvolvem um papel fundamental na manutenção dos ecossistemas naturais e para a nossa qualidade de vida. Entre outros aspetos, contribuem para o controlo de pragas e para a dispersão de sementes, sendo ainda que a sua presença é muito admirada pelas suas plumagens coloridas e os seus surpreendentes cantos.

Nota: Recomenda-se trazer calçado e roupa confortável.

Lotação: 6 famílias

Inscrições: tvedras.pt/h-xjk (até 5 de maio)
Informações: 261 310 436 | 918 773 342 | cea@cm-tvedras.pt

13 de maio (6.ª feira)
21h00 – Tertúlia com Hélio Fumo e Rui Raposo
Local: Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras

Tertúlia que abordará vários temas relacionados com o trail running, com o atleta Hélio Fumo e o seu treinador Rui Raposo. Hélio Fumo é uma referência incontornável no trail running português, tendo já se destacado em várias provas de prestígio a nível internacional.

Nesta tertúlia será possível conhecer o percurso deste atleta de excelência e ainda alguns dos seus segredos para ser cada vez melhor no trail run, modalidade que cada vez tem mais praticantes no concelho de Torres Vedras.

Informações: 261 320 748 | desporto@cm-tvedras.pt

14 de maio (sábado)
9h00 – Treino aberto com Hélio Fumo e Rui Raposo
Local de concentração: Centro de Interpretação da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (Cadriceira)

Tendo como base o percurso do Free Trail do Socorro e Archeira, o atleta internacional Hélio Fumo e o seu treinador Rui Raposo irão transmitir alguns segredos sobre o treino para a modalidade de trail running.

Durante a primeira parte do percurso (cerca de duas horas) haverá alguns momentos de conversa sobre diversas técnicas, estratégias e outros assuntos relacionados com a referida modalidade. Após um abastecimento ligeiro, os atletas são convidados a percorrer o restante percurso do Free Trail do Socorro e Archeira.

Lotação: 50 participantes

Informações: 261 320 748 | desporto@cm-tvedras.pt

22 de maio (domingo)
Das 9h00 às 12h30 – Rota da Paisagem
Local de concentração: Centro Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (Cadriceira)

Atividade que proporcionará aos pedestrianistas participantes na mesma a descoberta da área da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, nomeadamente do seu património natural, religioso e histórico-militar (fortes das Linhas de Torres).

O percurso a realizar tem como principal ponto de interesse o topo da Serra do Socorro, local que foi o principal ponto de observação das Linhas de Torres Vedras e onde se situa a centenária Ermida de Nossa Senhora do Socorro.

Esta atividade é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras com o apoio da Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras e do Centro de Turismo do Oeste.

Nota: Recomenda-se o uso de roupa e calçado confortável.

Destinatários: M/18 ou menores de idade acompanhados por responsáveis

Inscrições: tvedras.pt/xvwt- (até 20 de maio)

Informações: 261 310 436 | areaprotegida@cm-tvedras.pt

[Imagem: CMTV]

Leia também