Torres Vedras celebrou o 48.º aniversário da Revolução dos Cravos

25a

 

Torres Vedras celebrou ontem o Dia da Liberdade, o 25 de abril, com uma sessão solene da Assembleia de freguesia, um almoço aberto à população, a inauguração de duas exposições e a inauguração do Centro Interpretativo da Reserva Natural Local – Foz Azul, no antigo posto da Guarda Fiscal da Assenta.

ss3A sessão solene comemorativa do 48.º aniversário do 25 de Abril decorreu no Salão Paroquial de São Pedro da Cadeira e iniciou-se com a interpretação de Grândola Vila Morena pela cantora Joana Camões.

Seguiram-se os habituais discursos, do presidente da Junta de Freguesia de São Pedro da Cadeira, António José Alves, dos representantes dos partidos e movimentos de cidadãos com assento na Assembleia Municipal de Torres Vedras: Tatiana Nozes Pires, do PCP, Carlos Filipe, do Chega, Pedro Castelo, do CDS/PP, Marco Branco, do Aliança, Jorge Santos, do Unidos Por Torres Vedras – Movimento Cívico, Luís Carlos Lopes, do PSD, e Tomás Lourenço, do PS, da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues e do presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras, José Correia.

ss1Laura Rodrigues afirmou que “O 25 de Abril de 1974 foi o dia do princípio, da felicidade irrepetível”, acrescentando que “somos hoje livres e vivemos numa Democracia, mas não nos deixemos distrair. A Liberdade e as muitas liberdades conquistadas em Abril requerem de todos nós uma atitude constante de vigilância e cuidado”. Lembrando a guerra e a pandemia alertou para uma “polarização dos argumentos que transforma o diálogo em ‘monólogos simultâneos’, que transforma a conversa em grito, que isola e que divide”.

 

 

ss2No seu discurso, José Correia saudou os autarcas que passaram pelo poder local democrático em Torres Vedras e reconheceu “os milhares dos nossos concidadãos que nestes quase 50 anos de democracia tudo fizeram para que o nosso Concelho, a nossa terra e as nossas gentes conseguissem a melhor qualidade de vida possível desde o 25 de Abril”. Relembrando ainda que “celebrar Abril exige exercer direitos e deveres de cidadania”.

A sessão terminou com a leitura de dois poemas: “Elefante de Abril”, de Carlos Pinhão, e “O Dia da Liberdade (25 de abril)”, de José Jorge Letria, poemas que foram lidos por Santiago Antunes e Joana Gira, do Agrupamento de Escuteiros de São Pedro da Cadeira.

No final da sessão solene. os participantes e a população realizaram um percurso e visita a pé ao Parque Verde Nossa Senhora de Nazaré acompanhados pela atuação do grupo de percussão Bruta Bombos, até ao local do almoço aberto à população, que se realizou na Escola Básica de São Pedro da Cadeira.

ss6Depois do almoço ocorreu a inauguração do Centro Interpretativo da Reserva Natural Local – Foz Azul, no antigo posto da Guarda Fiscal da Assenta.

Foram ainda inauguradas duas exposições na cidade de Torres Vedras, na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras). Foram elas a exposição “Salada” uma exposição coletiva de Mariana Gomes, Pedro Valdez Cardoso e Rui Horta Pereira, e a exposição “48 anos de cartazes e outras inspirações do 25 de Abril” que é uma mostra de cartazes, fotografias, panfletos e objetos do Arquivo de José Pacheco Pereira (Ephemera).

ss5 ss4

[imagens © CMTV]

Leia também