Programa das Comemorações do 48.º Aniversário do 25 Abril (Mafra, Torres Vedras, Sintra e Loures)

25 abril

 

Passados que são 2 anos desde o início da pandemia, o 25 de abril volta a sair à rua e um pouco por todo o País realizam-se várias atividades comemorativas, desde sessões solenes a concertos, passando pelo fogo de artifício, celebrando o 48.º Aniversário da “Revolução dos Cravos”.

Os programas para os concelhos de Mafra, Torres Vedras, Sintra e Loures são os seguintes:

Concelho de Mafra

25 de abril
09h30 – Caminhada de 25 de abril
Local concentração: Edifício da Junta de Freguesia da Igreja Nova
Distância: 10 km
Valor: 3 €

26 de abril
10h00 – Colocação de 48 cravos junto da lápide comemorativa que se encontra colocada no Jardim da Travessa da Cameleira, em Mafra

27 de abril
Das 15h00 às 16h30 – Comemoração da revolução dos cravos, com a presença dos ex-presos políticos, Eugénio Ruivo e Jaime Fernandes
Local: Auditório da Escola Básica e Secundária Prof. Armando de Lucena, na Malveira

Concelho de Torres Vedras

11h00 – Sessão Solene Comemorativa do 48.º Aniversário do 25 de Abril
Local: Salão Paroquial de São Pedro da Cadeira

Sessão que contará com as intervenções do presidente da Junta de Freguesia de São Pedro da Cadeira, dos representantes dos partidos e do movimento de cidadãos com assento na Assembleia Municipal de Torres Vedras, da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e do presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras.

15h00 – Inauguração do Centro Interpretativo da Reserva Natural Local – Foz Azul
Local: Espaço do antigo posto da Guarda Fiscal da Assenta

17h00 – Inauguração da exposição coletiva Salada (da autoria de Mariana Gomes, Pedro Valdez Cardoso e Rui Horta Pereira)
Local: Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras
Patente de 25 de abril a 18 de junho

“Esta exposição, pensada a três para a Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, foi batizada de Salada. Não obstante o inusitado do título, congruentemente, os artistas que conceberam a exposição convidaram um chef para escrever sobre a mesma. Para aguçar a curiosidade, ou o apetite, aqui fica um excerto do que Rodolfo Lindeberg escreveu, em carta, aos artistas: “…No vosso caso, ao contrário do Lucien que se fechava numa sala para finalizar e “requintar” a sua produção, é de uma sala aberta que aqui se trata, sala aberta que convida o público. Pergunto:  têm segredos para desvendar ou compor? Quer-me parecer que estão secos de mistério, se não têm nada a dizer, quem sou eu para me aventurar por resvalantes considerações estéticas, quase maionesicas. Tenho cenouras para descascar, algumas batatas, contar as ervilhas, juntar pepinos, alcaparras etc., etc., cortar tudo com 5 milímetros quadrados – será que isto vos diz alguma coisa – apelar aos deuses e credos para que o molho que faço, secreto obviamente, corresponda sem mácula ao do meu mestre Lucien. Portanto, tem cópias ou originais? tem esculturas verdadeiras ou falsas, tem o quotidiano disfarçado e camuflado… tem pedestais ou estantes… tem objetos instalados pelo chão ou pinturas na parede… que vão os-meus-amigos fazer exatamente?!, não saber é como não degustar. Não há molho que valha à salada! Bem hajam.”

18h00 – Inauguração da exposição 48 anos de cartazes e outras inspirações do 25 de Abril (a partir da coleção do Arquivo Ephemera)
Local: Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras
Patente de 25 de abril a 14 de maio

“Nos 48 anos de 25 de Abril, a data em que o tempo da democracia ultrapassa o da ditadura, o golpe militar seguido de uma revolução tornou-se um daqueles momentos raros na história em que há um “antes” e um “depois”. Nestes 48 anos, a comemoração da data tornou-se uma festa democrática, que, como é normal numa democracia, é também um momento de avaliar o que se conseguiu e o que se deveria ter conseguido, combinando festa com reivindicações e protestos.

As marcas dessa data ficam na iconografia, nos cartazes, nas fotografias, nos panfletos, nos objectos, que o ARQUIVO EPHEMERA recolhe, preserva e divulga. Uma pequeníssima parte dessa colecção está aqui exposta, com o contributo da doação que foi feita ao Arquivo pela Associação 25 de Abril em 2020. É um contributo não só para a história colectiva, mas também para uma pedagogia da memória assente na valorização tanto dos sinais mais nobres como dos objectos mais triviais, que é um dos objectivos do nosso trabalho.”

José Pacheco Pereira
(texto escrito segundo a antiga ortografia)

Concelho de Sintra

10H00 – Hastear da bandeira / Banda Filarmónica Os Aliados
Local: Paços do Concelho

10H45 – Rua dos Arcos, Centro Histórico da Vila de Sintra

11H15 – Inauguração do percurso pedonal e ciclável, entre o Parque de Lazer Pinto Vasques e a Quinta da Ribafria, Lourel

12H00 – Inauguração do Parque Intergeracional Mem Martins Poente

16h00 – Concerto da Orquestra Municipal de Sintra -D. Fernando II, Centro Cultural Olga Cadaval

16h00 – Concerto do Grupo Coral Alentejano “Os Populares do Cacém”, Edifício Multiusos Cultural de Belas

18h30 – Peça PENÉLOPE “Adeus, até ao meu regresso”, Centro Cultural Olga Cadaval

 

Concelho de Loures

24 de abril
21h30 – Espetáculo: “Um só Dia” – Celebração dos 85 anos do poeta Manuel Alegre
Local: Pavilhão Paz e Amizade, em Loures

Um só Dia junta grandes nomes da música portuguesa, numa ocasião singular que relembra, em novos arranjos, canções célebres como Meu Amor é Marinheiro ou Uma Flor de Verde Pinho, e revela, pela primeira vez, temas inéditos de Joana Alegre, musicados a partir da poesia do seu pai.
Um espetáculo de Joana Alegre, com os convidados especiais Maria Ana Bobone, Rita Redshoes e Tiago Bettencourt.

23h15 – Espetáculo de video mapping: “Cravos de Luz”
Local: as imagens em movimento serão projetadas na fachada dos Paços do Concelho, em Loures

 25 de abril
17h30 – Sessão Solene da Assembleia Municipal de Loures
Local: Palácio dos Marques da Praia e Monforte 

 

Leia também