Mafra | “A decadência das falésias” um novo livro de Licínia Quitério

LL

 

Será apresentado no próximo sábado, no Auditório D. Pedro V, em Mafra, o novo Livro de Licínia Quitério: “A decadência das falésias”.

Data: 23 de abril
Hora: 16h00
Local: Auditório D. Pedro V, em Mafra

 

“Aqui, pois, o poema é um fulgor de bicho intrinsecamente preso ao real, parido do chão e dele pronto a erguer-se. É um poema-detonador simples que respira a, e da palavra em sua mais pura e depurada essência. Um poema que, como o gato, não dilacera, mas percorre, sem quase o tocar, o tapete do dia, o sólido e o concreto, fazendo da ausência de ruído a sua plena presença.

Por outro lado, é uma poesia percorrida pelo tempo, uma poesia sabedora de que cada verso tem sua hora, e de que o próprio poema existe dentro de um tempo próprio e preciso, e de que não pretende durar mais do que esse lapso.”
José Pedro Leite, do prefácio

Licínia Quitério nasceu em Mafra, em 30 de janeiro de 1940.

Foi professora, tradutora, correspondente comercial. Tem editados, para além deste, sete livros de poesia:Da Memória dos Sentidos, (edição de autor) De Pé sobre o Silêncio (edição de autor), Poemas do Tempo Breve (edição de autor), Os Sítios (edição de autor), O Livro dos Cansaços (edição de autor), Memória, Silêncio e Água (Poética Edições, 2016) e Travessia (Poética Edições, 2019). Em prosa publicou seis livros:Disco Rígido (edição de autor), Disco Rígido-Volume II (edição de autor), Os Olhos de Aura (Poética Edições, 2017), A Metade de um Homem (Poética Edições, 2018), A Tribo (Poética Edições, 2020) e Mala de porão (2021).

Tem participações em antologias e revistas literárias, mantendo uma crónica quinzenal no Jornal de Mafra.

Leia também