A partir de amanhã Torres Vedras voltará ser a “Cidade dos Livros”

cltv

 

Realizou-se na passada 2.ª feira, na Biblioteca Municipal de Torres Vedras, a apresentação do programa “Torres Vedras – Cidade dos Livros”, evento que irá decorrer entre os dias 21 de abril e 22 de maio.

Na sua 5.ª edição, o evento contará com leituras, lançamentos de livros, encontros com escritores, oficinas, colóquios, performances e exposições e irá dinamizar espaços públicos, como o Mercado Municipal de Torres Vedras e espaços não convencionais, como a Igreja de Santiago, contemplando não só a cidade como também localidades como Silveira, Ramalhal, Matacães e Maceira.

Haverá mais de 60 sessões para o público em geral e outras dirigidas à comunidade escolar, com cerca de 40 convidados de Portugal, Brasil, Espanha e Bielorrússia.

Torres Vedras – Cidade dos Livros” visa levar os cidadãos a participarem numa festa ligada à Literatura, tal como a outras formas de expressão artística que lhe estão ligadas, como o teatro, a música, a performance e a ilustração.  [CMTV]

A apresentação esteve a cargo de Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, vereadora da Cultura, Goretti Cascalheira, responsável pela Biblioteca Municipal de Torres Vedras e Joana Maia, da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino.

Para Laura Rodrigues, o evento irá “levar o livro e a leitura a públicos de diversas idades, de diversos estratos sociais e com diversos níveis de escolaridade” e espera que esta edição seja amplamente participada, defendendo que “os livros não devem estar confinados às bibliotecas”.

Ana Umbelino referiu que “a intenção é tornar a Cidade num espaço de encontro entre os cidadãos, tendo o livro, a leitura e a sua relação com outras linguagens como alavanca”.

O programa para esta semana é o seguinte:

21 de abril (5.ª feira)

12h30 | 13h30 – Óh viziiiiinha!
Visita guiada aos espaços da Biblioteca Municipal de Torres Vedras e à Fabrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino para dar a conhecer aos vizinhos e comunidade o que generosamente têm para oferecer.

14h00 – Encontro com a escritora Joana Bértholo – CANCELADO
Local: Teatro-Cine de Torres Vedras

14h30 – Encontro com a escritora Isabel Peixeiro
Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Encontro com a escritora Isabel Peixeiro para conversar sobre a sua história O último contador de histórias, Edições Alfarroba. No tempo das florestas de encantos, não havia dia que não terminasse com uma história. Afinal, as histórias serviam de adubo para fazer as mais frágeis flores despontar.

19h00 – Teatro: “CÁ E LÁ”
Local: Igreja de Santiago, Praça Machado dos Santos, Torres Vedras

Lado a lado seguimos com as nossas vidas, conquistas, felicidades e receios e, muitas vezes, sem nos vermos, sem repararmos nas vidas que seguem na porta ao lado. Uma história sobre vizinhos, ou melhor, muitas histórias sobre vizinhos, que se cruzam, enleiam, se estranham e entranham. Um “patchwork” de vizinhos de todas as formas e feitios que no final se olham, se misturam e criam novas experiências e memórias.

22 de abril (6.ª feira)

18h00 – Contação de histórias por Ana Manita com acompanhamento musical de Gisela Canelhas
Local: Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino

Momento para descobrir autores que apresentaram os seus trabalhos na Fábrica das Histórias-Casa Jaime Umbelino, e agora através da escuta da palavra, por Ana Manita, e da música, por Gisela Canelhas, nos transportarão para o mundo dos seus livros: “As mãos e os livros – que dança esta. Que festa!”, de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso e “Se eu fosse um livro” de André Letria.

Info e inscrições: 261 320 738 | fabricadashistorias@cm-tvedras.pt

 

19h00 – Inauguração da exposição “José Saramago: Voltar aos passos que foram dados”
Local: Fórum das Associações de Torres Vedras

23 de abril (sábado)

Das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00 – Feira do Livro Solidária
Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

A iniciativa tem por base uma banca de troca de livros por alimentos, dinamizada pelas bibliotecas dos municípios aderentes no dia 23 de abril.
Os visitantes podem recolher um livro do seu interesse em troca de um alimento não perecível, posteriormente entregue numa instituição/organização social da área do município que o possa fazer chegar a agregados familiares sinalizados/carenciados.

11h00 – Performance: “Biblioteca Imaginária” de Inesa Markava
Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

A partir do espaço arquitetónico da Biblioteca Municipal de Torres Vedras, nasce uma performance para a sala de leitura de adultos. Numa lógica de artes performativas com o foco em recursos expressivos da dança clássica e contemporânea, a performance desenvolve de uma forma artística uma dinâmica interartes através de linguagem não verbal do corpo em movimento, dramaturgia do objeto e componente sonoro-musical.

Das 15h00 às 17h00 – “O livro das memórias” – Oficina de colagem e desenho
Local: Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino

Esta oficina tem como proposta a construção de um livro de memórias por diferentes épocas sem sair do mesmo lugar.
Info e inscrições: 261 320 738 | fabricadashistorias@cm-tvedras.pt

15h30 – “Contos com objetos” – Sessão de Contos com António Gouveia
Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Este autor e contador de histórias – nascido em Angola no seio de uma família originária da Ilha da Madeira – começou a contar histórias no período em que morou numa aldeia da Beira Baixa, primeiro pouso da família quando retornou a Portugal em 75. Contava histórias, na maior parte dos casos, inventadas. Assim descrevia aos seus novos amigos fantásticas aventuras do seu dia-a-dia vivido nas Selvas e Savanas desse país distante. Vem contar com objetos. Não sabemos que objetos são, mas seremos surpreendidos.
Info e inscrições: 261 320 747 | 261 310 460 | bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt

17h30 – Conversa com Paula Delecave sobre o livro “O avô tem uma borracha na cabeça”
Local: Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino

Info e inscrições: 261 320 738 | fabricadashistorias@cm-tvedras.pt

21h00 – “O homem que conta histórias” – Conversa com Maurício Corrêa Leite
Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Destinatários: Adultos

Maurício Corrêa Leite, um promotor e mediador da leitura com um percurso ímpar. Em 1980 começou a contar histórias em aldeias indígenas na ilha do Bananal, atual estado de Tocantins. Desde aí que percorre o mundo lusófono, transmitindo ferramentas de leitura a crianças e educadores.

Exposições

“Como ver coisas invisíveis” – Exposição de ilustração de Madalena Matoso
Local: Mercado Municipal de Torres Vedras
Patente entre 21 de abril e 8 de maio 2022

“O último contador de histórias” – Exposição de ilustração de Marta Nunes
Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Patente entre 21 de abril a 28 de maio 2022

“José Saramago: Voltar aos passos que foram dados” – Exposição do centenário de José Saramago
Local: Fórum das Associações de Torres Vedras
Patente até 30 de abril 2022

Consulte, aqui, o programa completo da 5.ª edição do “Torres Vedras – Cidade dos Livros”.

 

Leia também