IPMA | Mudança do estado do tempo traz chuva, neve e descida da temperatura

 

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se a partir de hoje, 18 de abril, uma mudança do estado do tempo em Portugal continental. Esta mudança traz chuva fraca, descida gradual de temperatura, neve nas terras altas e vento forte, devendo durar até ao próximo dia 24 de abril (domingo).

As temperaturas deverão passar de temperaturas acima da média para valores significativamente abaixo da média.

Até dia 20, o vento vai soprar forte no litoral oeste e nas terras altas.

As temperaturas, sobretudo as máximas, deverão “descer de forma acentuada até dia 22, com diferenças da ordem de 10 a 15°C em alguns locais relativamente às que se fizeram sentir no fim de semana da Páscoa”. Assim as temperaturas máximas “ e não deverão ultrapassar os 12 a 15°C na generalidade do território, sendo ligeiramente superiores na costa sul do Algarve, e inferiores a 12°C no interior Norte e Centro”.

Também as temperaturas mínimas deverão descer para valores entre 0 e 4 °C no interior Norte e Centro, onde poderá ocorrer a formação de gelo e geada”.

A chuva será fraca e dispersa em especial nas regiões Norte e Centro até ao dia 21. A partir da tarde de dia 21, a precipitação deverá estender-se a todo o território, e aumentar de intensidade. Está prevista a diminuição da intensidade e frequência da precipitação a partir do dia 24.

A chuva poderá ser sob a forma de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela.

 

Leia também