Baleia encalhada na Praia da Fonte da Telha

baleia

 

Desde as 6 horas da manhã de hoje, que se avistou na praia, uma baleia perto da costa na Praia da Fonte da Telha, em Almada. O animal foi-se aproximando do areal com o passar das horas.

A baleia, com cerca de 10 metros de comprimento acabou por arrojar/encalhar junto à praia, na Fonte da Telha e de acordo com a Polícia Marítima de Lisboa, “houve uma tentativa de empurrar a baleia com os meios da Polícia Marítima e ICNF, mas sem sucesso“.

A baleia está em claras dificuldades, mas ainda está viva, no entanto, não se mostrou reativa e não ajudou na tentativa de levar de volta para o alto-mar.

A esperança é que na mudança da maré, o animal possa ser desencalhado e empurrado de volta para o alto mar. Caso isso não aconteça, a baleia corre risco de vida e poderá vir a ser removida por terra.

(…) as manobras de salvamento poderiam passar por rebocar a baleia, mas não há condições para o fazer, quer porque o animal já está encalhado, quer porque o reboque, com arrasto ao longo da areia, iria ferir o animal (…) obviamente que à medida que o tempo passa e que a baleia vai ficando mais encalhada, mais fora de água, as possibilidades são mais remotas.”

Ao início da tarde, os banhistas que se encontram na praia “invadiram” a agua e juntos tentaram ajudar o animal a regressar ao mar, mas sem sucesso.

Segundo a Polícia Marítima de Lisboa, o animal não representa grande perigo para quem se encontra na praia, o único risco – para quem estivesse excessivamente próximo – poderá ocorrer se o animal tiver alguma reação inesperada.

 

Leia também