Covid-19 | Prolongamento da situação de alerta e as recomendações para a época de Páscoa

pessoas 2

 

Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, deu ontem uma conferência de imprensa onde fez o ponto de situação da covid-19 no nosso país e deixou algumas recomendações para o período da Páscoa.

Segundo a diretora Geral, a “epidemia mantém uma transmissibilidade muito elevada” e com uma tendência geral decrescente. O número de novos casos de covid-19 reportados nos últimos 7 dias “ainda rondou os 60 mil”, número que “é superior aos picos das curvas epidémicas anteriores, excepto a do último Inverno”.

Quanto ao indicador da mortalidade, indicador que segundo Graça Freitas “ainda nos traz bastante preocupados“, a mortalidade por covid-19 foi de 28,5 óbitos em 14 dias por milhão de habitantes, o que revela uma “tendência estável ligeiramente decrescente, mas muito ligeiramente decrescente”. Este valor é superior ao limiar de 20 óbitos a 14 dias por milhão de habitantes definido como valor de segurança pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças.

Graça Freitas sublinhou ainda,  que Portugal está “longe de ter um verão descontraído e seguro”.

Atendendo à situação epidémica que ainda vivemos vamos continuar obviamente a vigilância epidemiológica da covid-19 e a recomendar a manutenção de medidas de proteção individual”, entre elas a vacinação em especial a dose de reforço.

Para a época de Páscoa, a Diretora-Geral da Saúde recomendou que os espaços fechados continuem a ser arejados, a utilização de máscara, manter o distanciamento físico em especial com pessoas com as quais não convive habitualmente e as “medidas de higiene das mãos e de higiene respiratória são sempre uma boa prática”.

As “grandes recomendações” passam ainda pelo isolamento dos doentes infetados e pela realização de testes – como já aconteceu noutras épocas festivas – para “a participação em convívios mais alargados”.

Graça Freitas lembrou ainda que os cuidados devem ser redobrados quando há “contacto com pessoas mais vulneráveis” (sobretudo com os mais velhos, mais doentes e pessoas que se encontram em instituições).

O governo prolongou a situação de alerta devido à pandemia de covid-19 “em todo o território nacional continental até às 23:59 h do dia 22 de abril de 2022” e “mantendo -se em vigor todas as regras fixadas”.

Leia também