Sábado há caça às hastes na Tapada Nacional de Mafra

Tapada Nacional de Mafra

 

No próximo sábado, dia 9 de abril, vai ocorrer uma caça às hastes na Tapada Nacional de Mafra. Esta experiência acontece só uma vez por ano e tem lotação limitada.

“O desafio que lhe lançamos e à sua família é para vir passar essa manhã na Tapada Nacional de Mafra, esta floresta única e participar nesta aventura.

Todas as hastes encontradas têm de ser entregues, e serão alvo de estudo para verificação da saúde da população. No entanto, neste dia terá oportunidade de comprar hastes a preços mais baratos.
O grupo será transportado de carro elétrico até às áreas mais frequentadas pelos cervídeos, pelo que sairemos dos trilhos. Desaconselhamos por isso, a atividade a crianças mais pequenas, por terem mais dificuldade de se deslocarem fora da estrada.

Traga as galochas, calçado confortável, calças para evitar picar as pernas nos arbustos, uma meia mais altinha e boa disposição.

Sugerimos ainda que traga piquenique e aproveite o nosso parque de merendas para almoçar.”
Tapada Nacional de Mafra

Data: 9 de abril
Hora: 10h30
Local: Tapada Nacional de Mafra

Preço: – 7.5€ adultos (> 12 anos) – 5€ crianças dos 4-12 anos
Lotação limitada.

O que são hastes?
São estruturas ósseas de crescimento descontínuo que os machos de cervídeo apresentam na cabeça. A renovação ou o reinício é um processo normal na Floresta.
No início da primavera caem as hastes antigas, entre o final de março e o início de abril, e imediatamente recomeça um novo ciclo de crescimento. Como as hastes são estruturas vivas, crescem acompanhadas e envolvidas por uma pele ricamente vascularizada, o veludo.

Leia também