Sintra | “Monstros marinhos” e “Mar de plástico” até 15 de maio Espaço SMAS da Ribeira de Sintra

smas sintra

 

As exposições “Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico” continuam patentes no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, espaço que ainda este ano acolherá o Museu da Água e Resíduos

As exposições são promovidas pelo CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto e pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e “pretendem alertar para o problema do lixo marinho e a necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte da população”.

A exposição “Monstros Marinhos” inclui trabalhos realizados pelo artista Ricardo Nicolau de Almeida com plásticos recolhidos, inclusivamente, nas zonas balneares do Parque Natural de Sintra-Cascais, desde o Guincho até à Ericeira, com particular incidência na Praia da Ursa (Cabo da Roca).

“Mar de Plástico”, por outro lado, é constituída por painéis infográficos, áreas sensoriais, vídeos e objetos artísticos. Os visitantes são convidados a entrar na exposição através de um corredor de plástico, que permite percecionarem o efeito repressivo da acumulação de plástico no meio marinho. Esta mostra, já exposta em mais de 20 localidades de Portugal Continental e Açores, recorre ainda a objetos de uso quotidiano, que foram recolhidos em ações de limpeza de praias, apresentados em forma de supermercado de plástico, onde a enorme diversidade de materiais estão etiquetados, não com as normais datas de validade, mas com o tempo de vida no mar, que pode atingir, em alguns casos, largas centenas ou milhares de anos.

A entrada é gratuita para os munícipes de Sintra, as exposições “Monstros Marinhos” e “e estarão patentes ao público até 15 de Maio, de terça-feira a domingo (exceto feriados), das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Espaço SMAS – Ribeira de Sintra
Rua Carlos de Oliveira Carvalho, n.º 9, Telefone: (+351) 219 247 730.
E-mail: reservas@smas-sintra.pt.

 

Leia também