Hoje é dia Mundial do Arco-Íris

Dia arcoiris

 

Comemora-se anualmente a 3 de abril, o Dia Mundial do Arco-Íris (também conhecido como arco-da-aliança, arco-celeste ou arco-da-velha).

O Arco-Íris é um fenómeno ótico e meteorológico (natural e belo), que ocorre quando os raios do sol passam pelas gotas de chuva – o sol brilha sobre gotículas de água suspensas no ar – num ângulo de 42 graus, resultando num arco multicolorido.

Na mitologia, o Arco-íris é o caminho intermédio entre o Céu e a Terra, por onde passam os deuses e os heróis.
Segundo a mitologia grega, o arco-íris deve o seu nome a Iris, uma deusa que tinha a função de arauto divino (mensageira dos deuses) e que deixava um rasto de muitas cores pelos céus que atravessava.
Será que alguém já descobriu o pote com moedas de ouro, que dizem estar no fim do arco-íris?

Deixamos-lhe aqui algumas curiosidades sobre o arco-íris

– O arco-íris é composto por 7 cores – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta – um espectro que vai do vermelho ao violeta. Mas, segundo alguns estudiosos tem mais cores do que o olho humano consegue ver.

– É impossível calcular o ângulo ou o tamanho de um arco-íris, pois não é possível medir o início ou o fim de um arco-íris.

– O arco-íris não aparece no céu ao meio-dia, pois para além de ser necessário juntar chuva e Sol é ainda necessário que o Sol esteja localizado a menos de 42 graus acima do horizonte.

– Sabia que pode ser visível à noite? Em noites de lua cheia, os raios colidem com as gotas de chuva sendo possível ver um arco-íris.

 

Leia também