Dia 1 de abril, o Dia das Mentiras … Como tudo começou

Dia mentiras

 

Hoje é dia 1 de abril, logo… é Dia das Mentiras.

Manda a tradição que neste dia as pessoas contem mentiras, pregam partidas e espalhem boatos, como forma de assinalar a data.

A “tradição” cumpre-se anualmente em Portugal e noutros países europeus e ocidentais onde é conhecido como April Fools’ Day (Dia dos Tolos (de abril)), pesce d’aprile ou poisson d’avril (peixe de abril).

Reza a história que o Dia das Mentiras surgiu por brincadeira na França de Carlos IX.

A 1 de abril de 1564, o rei D. Carlos IX instituiu o calendário Gregoriano, tendo decidido que o ano novo deveria passar a comemorar-se a 1 de janeiro.

Esta mudança gerou alguns protestos, uma vez que nem toda a população concordava e alguns não aceitaram mesmo a mudança e continuaram com a tradição antiga (ano novo era comemorado a 25 de março, com a chegada da primavera). Por outro lado, uma parte da população não teve conhecimento desta mudança (ainda não existiam redes sociais…).

A população que adotou o novo calendário decidiu então brincar com os “conservadores” e com as pessoas que não estavam informadas, enviando-lhes presentes e convites para festas inexistentes.

A brincadeira “viralizou” não só em França, como acabou por alastrar a outros países da Europa e mais tarde, para outros continentes.

Lembre-se que as “petas” do Dia das Mentiras devem ser feitas por diversão e não destinadas a prejudicar ninguém. Lembre-se também que há de estar alerta sobretudo para as mentiras sem dia marcado.

Leia também