Torres Vedras | Obras da futura Unidade de Saúde de São Pedro da Cadeira terão início brevemente

csspc

 

Em fevereiro de 2020 foi assinado um protocolo de colaboração entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Câmara Municipal de Torres Vedras, com vista à construção de três novos centros de saúde no concelho de Torres Vedras, em Runa, no Ramalhal e em S. Pedro da Cadeira.

O concurso público para a realização da empreitada para reabilitação de edifício para Unidade de Saúde de São Pedro da Cadeira abriu em novembro de 2021. Ontem foi assinado o auto de consignação da empreitada de requalificado do edifício e a obra terá início em breve.

De acordo com o caderno de encargos da empreitada, esta inclui: demolições; impermeabilizações interiores, de laje de piso e cobertura; paredes; revestimento de paredes, tetos e pinturas; carpintarias e envidraçados; espelhos; soleiras e parapeitos; pavimentos; bancadas; equipamentos sanitários; arranjos exteriores; estabilidade; rede de distribuição de água; rede de defesa contra incêndios; rede de drenagem de águas residuais domésticas; rede de drenagem de águas pluviais; infraestruturas elétricas; instalações mecânicas de AVAC; telecomunicações e segurança.

A obra representa um investimento de cerca de 617 mil euros e será executada pela AECI – Arquitectura, Construção, e Empreendimentos Imobiliários, SA, tendo um prazo máximo de execução de 280 dias de calendário, prevendo-se que ficará concluída no próximo ano.

A cerimónia de assinatura do auto de consignação contou com a presença de Laura Rodrigues, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras que se referiu à obra nos seguintes termos: “as condições que temos no atual centro de saúde são precárias e desadaptadas àquilo que é a população atual da freguesia” e com Laura Silveira, vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo sublinhou que “esta reabilitação e a construção de novas unidades de saúde é extraordinariamente importante (…)que sejam viradas para aquilo que são as necessidades atuais dos cuidados de saúde”.

Segundo a autarquia, a futura Unidade de Saúde de São Pedro Cadeira terá capacidade para 5.250 utentes e “ficará dotada dos meios físicos que proporcionarão uma resposta de qualidade na prestação de cuidados de saúde primários, médicos e de enfermagem, mas também no atendimento e no acolhimento aos utentes, contribuindo desta forma para colmatar as disparidades territoriais em matéria de acesso e de qualidade assistencial da rede pública de saúde”.

[Imagem: CMTV]

Leia também