Hoje é Dia Mundial do Teatro

Teatro

 

O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro.

“O teatro é a criação na terra de um espaço de igualdade entre humanos, deuses, plantas, animais, horas de chuva, lágrimas e regeneração. O espaço de igualdade e audição profunda é iluminado pela beleza escondida, mantida viva numa interação profunda de perigo, equanimidade, sabedoria, ação e paciência.” Peter Sellars, encenador de Teatro, Ópera e Diretor de Festivais

Teatro é um termo de origem grega “que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados”.

Desde a antiguidade que o homem utiliza o teatro como forma de expressão, no entanto, o teatro tal como hoje é conhecido surgiu na Grécia Antiga, no século IV a.C. O termo grego “theatron” significa “lugar para ver”. Entre os vários géneros teatrais distinguem-se a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a revista e o teatro infantil.

Gil Vicente é considerado o pai do teatro português, autor de diversas obras teatrais, entre elas o Auto da Barca do Inferno e o Auto da Índia.

Embora Gil Vicente seja considerado o pai do teatro português, existem registos de manifestações desta arte muito anteriores a Gil Vicente, classificadas essencialmente em dois grupos: o teatro religioso e o teatro profano.

Depois da paragem de dois anos causada pela pandemia, este ano o Dia Mundial do Teatro volta a celebrar-se de portas abertas e os amantes do Teatro voltam a poder celebrar o dia nos teatros.

Leia também