Os “loucos anos 20” no Festival Internacional de Chocolate de Óbidos ( já no próximo fim de semana)

fco

 

No ano em que celebram 20 anos desde a primeira edição, o Festival de Chocolate está de regresso a Óbidos nos dias 25, 26 e 27 de março e 1, 2 e 3 de abril.

O tema escolhido para a edição deste ano “Loucos anos 20”, deve-se ao fato de terem passado “20 anos desde a primeira edição do evento mais doce do País”.

“Passaram 20 anos desde o primeiro Festival de Chocolate de Óbidos, em 2002. Vinte anos a mostrar todas as potencialidades que as moléculas do cacau permitem, das mais doces às mais puras.
Vinte anos que fizeram o festival crescer, maturar. Duas décadas a trazer esta preciosidade até ao público verdadeiramente apreciador do melhor ingrediente do mundo.”

De acordo com a organização, este ano, o festival “irá sair da cerca do castelo e renovar a sua imagem como um evento alargado a vários locais da vila para criar novas experiências e dar a conhecer aos visitantes diferentes locais da vila de Óbidos”.

Showcookings, fábrica do chocolate, exibições de cinema mudo, animação de rua, uma exposição de carros antigos e uma mostra de moda (com figurinos dos anos 20 e adereços em chocolate) não vão faltar a esta que será “uma edição cheia de bom chocolate, para apreciadores. Será um festival vintage, para celebrar estes loucos anos de chocolate.” Do programa fazem ainda parte a III Corrida de Chocolate e a segunda edição da Caminhada do Chocolate.

A exposição de esculturas contará este ano com sete peças, todas elas alusivas a personagens e objetos que marcaram os anos 20 do século passado. As três toneladas de chocolate esculpido vão dar origem ao Rato Mickey, a dançarinos de Tango, a um ferro de engomar, a uma máquina de lavar roupa, a um rádio, a uma grafonola, a um avião e a um modelo Ford T (com quase dois metros de comprimento).

O presidente da autarquia revelou que este ano, o Festival Internacional de Chocolate tem um orçamento de 200 mil euros.

“Será uma edição cheia de originalidade, acompanhada por experientes chefs chocolatiers, com a presença das melhores marcas do mercado, dos produtos mais inovadores, dos mais tradicionais ou artesanais. Uma edição cheia de bom chocolate, para bons apreciadores. Uma edição vintage, para celebrar estes loucos anos de Chocolate.”

Consulte (aqui) o programa diário.

Leia também