Ucrânia | Chegou esta madrugada a caravana da Liga dos Bombeiros Portugueses com mais 58 refugiados

ucranismissao

 

Chegou esta madrugada a Mafra, a caravana da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) que saiu no passado dia 9 de março rumo à Polónia com os donativos recolhidos por todos os quartéis do país, para ser doado às corporações da Ucrânia – “Um capacete para os bombeiros da Ucrânia”.

“Depois de uma longa viagem chegaram, esta madrugada, a Mafra os bombeiros que assumiram a missão de apoiar o povo ucraniano. No regresso ajudaram a fugir da guerra em segurança várias dezenas de mulheres e crianças.” LBP

À caravana da LPB associou-se o Município de Mafra e o chamado Grupo de Voluntários do Farol das Paróquias da Ericeira e da Carvoeira com a missão de resgatar cidadãos ucranianos. Na 4.ª feira já chegara já o 1.º grupo de 44 pessoas, às quais se juntaram as 58 que chegaram esta madrugada.

À chegada, no quartel dos Bombeiros de Mafra, tal como acontecera com ao 1.º grupo, efetuou-se o registo de dados destes cidadãos, realizaram-se testes à covid-19 e serviu-se uma refeição quente. O processo foi acompanhado por voluntários da comunidade ucraniana residente no concelho de Mafra. Foi ainda assegurado o transporte dos refugiados até aos seus destinos finais.

[Imagem: Paróquias da Ericeira e Carvoeira]

Leia também