Ucrânia | Missão da caravana que partiu de Mafra (quase) concluída trará mais refugiados

ajuduc

 

A caravana da Liga dos Bombeiros Portugueses que saiu de Mafra com ajuda humanitária (cinco ambulâncias, equipamento de proteção individual, bens alimentares e medicamentos) rumo à fronteira da Ucrânia, já chegou ao seu destino e toda a mercadoria foi já entregue aos bombeiros ucranianos.

Esta caravana resulta da campanha de angariação promovida pela Liga dos Bombeiros Portugueses, “Um capacete para os bombeiros da Ucrânia” e reúne donativos de todo o país para ser doado às corporações da Ucrânia.

A campanha teve a adesão dos corpos de bombeiros de todo o país e permitiu enviar onze ambulâncias, centenas de fatos de proteção, capacetes de proteção, botas e luvas, caixas de primeiros socorros e material diverso que é habitualmente usado no equipamento das equipas de intervenção dos bombeiros portugueses.

amucAs 5 ambulâncias agora enviadas destinam-se à organização SOS Army e vão ficar ao serviço de bombeiros e médicos ucranianos. De Portugal tinham já seguido outras 6 ambulâncias que já estão ao serviço dos socorristas em Kiev.

Para que a missão possa ser dada por concluída falta efetuar o resgate dos refugiados ucranianos que já se encontravam sinalizados e que têm familiares em Mafra.

Durante o caminho, o autocarro de 52 lugares da corporação das Caldas da Rainha avariou e encontra-se em reparação em França. De acordo com a Liga dos Bombeiros Portugueses, face ao imprevisto, a organização desta caravana decidiu alugar dois autocarros e deste modo em vez de cerca de 60 ucranianos vai ser possível fazer o resgate de cerca de 120 pessoas.

A recolha destes cidadãos ucranianos será efetuada em Cracóvia (Polónia) e espera-se que após quatro dias de viagem cheguem a Mafra, o que deverá ocorrer no final desta semana.

[Imagens: Liga dos Bombeiros Portugueses]

 

Leia também