Covid-19 | O Carnaval e o aumento de casos no concelho de Torres Vedras

SCovidTV

 

De acordo com os últimos 3 relatórios da Direção-Geral da Saúde, o concelho de Torres Vedras ocupa nas últimas semanas 1.ª posição entre os concelhos do distrito de Lisboa, no que diz respeito à incidência cumulativa (1).
t0
Uma semana após terem terminado as celebrações de Carnaval em Torres Vedras (25 de fevereiro a 4 de março) e apesar de não se terem realizado os habituais corsos, a população saiu a rua.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo referiu à agência Lusa, que “o aumento de novos casos pode estar associado aos festejos de Carnaval”. Com as novas diretrizes da Direcção-Geral da Saúde (DGS), a maioria dos casos deixou de “ter qualquer intervenção de profissionais de saúde, pelo que não se conhece o contexto da grande maioria”.

 

A Proteção Civil de Torres Vedras fez a atualização da situação epidemiológica ao dia de ontem, 09 de março de 2022, às 23h59.

A atualização da situação epidemiológica (*), revela:

  • Casos confirmados: 27.333 (+289 casos)
  • Óbitos: 222 (0)

t1 8

(*) Devido à mudança de regras e automatismos na gestão de casos na plataforma TRACE COVID, a maioria dos casos passaram, desde 16 de janeiro de 2022, a não ter qualquer intervenção de profissionais de saúde. Por este motivo não é possível, neste momento, apresentar números exatos de casos recuperados, em vigilância ou ativos. A disponibilização desta informação poderá ser retomada quando for possível a apresentação de informação fidedigna.

Evolução da pandemia desde o seu início:

t1 1 t2
Dia 11 de fevereiro foram adicionados óbitos de dezembro, janeiro e fevereiro ao número total de óbitos.

tt2

 

Notas:

  • A atualização de dados gerais do Concelho é disponibilizada diariamente. Já a distribuição por freguesia é disponibilizada sempre que os dados sejam disponibilizados pela Unidade de Saúde Pública.
    ………………
  • Devido à mudança de regras e automatismos na gestão de casos na plataforma TRACE COVID, a maioria dos casos passam a não ter qualquer intervenção de profissionais de saúde. Por este motivo o número de casos recuperados e de casos em vigilância é inferior à realidade desde dia 16-01-2022. Também o número de casos ativos indicado é superior à realidade.
    Assim, não sendo possível apresentar números exatos neste momento, deixarão de ser reportados dados de casos recuperados, em vigilância ou ativos. Esta informação poderá ser retomada quando for possível a apresentação de informação fidedigna.

(1) A Incidência Cumulativa a 14 dias de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada, por concelho, a 31 de dezembro de 2020, pelo Instituto Nacional de Estatística, IP. Habitualmente é expressa em número de casos por 100 000 habitantes.

Leia também