Portugal enviou 100 mil euros em medicamentos e material médico para a Ucrânia

pu

 

Um pouco por todo o País tem sido mobilizados esforços para ajudar a Ucrânia e através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, o governo também já enviou apoio humanitário para a Ucrânia por transporte terrestre, nomeadamente, medicamentos (*) e material médico, no valor de cerca de 100 mil euros.

Esta é a primeira de várias doações que estão a ser preparadas e teve por destino um armazém na Polónia, junto à fronteira com a Ucrânia, e inclui 204 mil unidades de medicamentos de uso hospitalar e de ambulatório, entre os quais, antibióticos, medicamentos para a dor, soros para hidratação, bem como 416 mil seringas e agulhas, entre outros produtos.

As doações estão a ser preparadas de acordo com listagens de necessidades de bens e serviços expressos pela Comissão Europeia e pelas autoridades nacionais dos Estados-membros.

Através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, foi ainda doado material de alojamento temporário de emergência, nomeadamente 1000 cobertores, 1000 fronhas e 850 lençóis; 5000 rações alimentares; 500 kits de cozinha e 3600 utensílios de cozinha inox; 4050 utensílios para alimentação descartáveis; 500 esteiras; e 500 kits de higiene.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) disponibilizou 603 camas – 495 camas de enfermaria e 108 camas em unidades de cuidados intensivos (adultos, pediátricas, neonatais e queimados) – em unidades hospitalares para doentes emergentes, cujo tratamento já não possa ser garantido nos hospitais da Ucrânia.

Em próximos envios, Portugal pretende enviar componentes sanguíneos e medicamentos derivados do plasma proveniente de dadores de sangue, concretamente: 500 unidades de plasma fresco congelado, 2000 unidades de plasma tratado por solvente detergente do grupo A e 10 000 unidades de albumina humana para politraumatizados e queimados.

(*) As doações de medicamentos e dispositivos médicos devem ser coordenadas por entidades oficiais, não só para responder às necessidades elencadas pelo país recetor, mas também para garantir o acondicionamento adequado, sem pôr em causa a qualidade e a segurança dos artigos.

Leia também