Hoje é Dia Internacional da Proteção Civil

pc

 

Assinala-se hoje, 1 de março, o Dia Internacional da Proteção Civil. A escolha recaiu sobre este dia, por se tratar da data em que entrou em vigor a Constituição da Organização Internacional de Proteção Civil.

O tema escolhido este ano pela Organização Internacional de Proteção Civil para este dia, foi: “civil defence and management of displaced populations in face of disasters and crises; role of volunteers and the fight against pandemics” (defesa civil e gestão de populações deslocadas diante de desastres e crises; papel dos voluntários e a luta contra as pandemias).

“Esta data deve fazer-nos lembrar que todos nós somos agentes de proteção civil e, enquanto tal, temos o dever de alertar e sensibilizar todas as comunidades para a importância da proteção civil perante o risco e a ocorrência de acidentes graves e catástrofes.

Este ano, e perante o atual cenário que vivemos, as comemorações desta efeméride ficarão adiadas para data a anunciar. No entanto, considero que neste dia devemos homenagear e destacar o papel incontornável de todos os agentes, que abnegadamente contribuem para a segurança das populações, fazendo parte do Sistema Nacional de Proteção Civil. A situação que vivemos nos dias de hoje resultante da crise de saúde pública COVID´19, das fragilidades económicas, dos efeitos que o planeta sofre pelas alterações climáticas e das crises geopolíticas que colocam de novo o cenário de guerra aqui na Europa, remetem-nos para um patamar de exigência muito superior, colocando-nos desafios nunca antes vivenciados.

​Com a situação da deslocação de populações, ainda se torna mais evidente a necessidade da proteção civil envidar todos os seus esforços para uma maior agregação e capacitação dos seus voluntários, que nestas alturas críticas são certamente fundamentais, permitindo que a cadeia de valor da Proteção Civil possa garantir a missão de proteger e socorrer o cidadão e assim, contribuir para uma unidade de esforço que origine uma sociedade cada vez mais segura.”
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil 

A proteção civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.

Em Portugal e no mundo, a comemoração da data tem como propósito sensibilizar os vários países para a importância da proteção civil, prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

[Imagem: ANEPC]

Leia também