Ericeira | Ministro do Mar na comemoração do 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira

mm 1

 

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participou ontem na cerimónia de encerramento do EWSR+10, projeto comemorativo do 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.

Nessa oportunidade, o ministro afirmou que o surf “ajudou este território, tornou-o mais rico, mais jovem e ampliou as oportunidades de emprego. Assim, desafio este setor para continuar a aderir de forma expressiva à celebração dos oceanos, somando a sua ação a todos os que querem alterar o paradigma de desenvolvimento que pautou os últimos dois séculos”.

Na cerimónia de ontem foi apresentado um estudo, da responsabilidade de Juanma Murua, relativo ao impacto da reserva Mundial de Surf da Ericeira, tendo Ricardo Serrão Santos referido que esta avaliação ambiental, social e económica é crucial para “apoiar decisões políticas e técnicas complexas que valorizam o território e a sociedade”.

O ministro detalhou ainda, que “a estratégia defende que o surf, e as outras atividades náuticas e de turismo costeiro e marítimo, proporcionam a criação de redes socioeconómicas de coesão, que têm potencial para gerar negócios e emprego especializado direto, mas também externalidades associadas à salvaguarda e promoção do património costeiro, à pesca e aquacultura, aos portos e atividade portuária, entre outras potencialidades”.

Por outro lado, Lisboa será palco da Conferência dos Oceanos da ONU, de 27 de junho a 1 de julho, e “Portugal tem um papel chave na afirmação dos oceanos na agenda global, como país atlântico e universalista que é. O desporto, a par da ciência, são dois campos de eleição para fazê-lo”.

[Imagem: MM]

Leia também