13 portugueses na corrida ao sonho de serem astronautas

astronautas

 

A Agência Espacial Europeia (ESA) está a recrutar 6 astronautas de carreira e 20 astronautas de reserva.

O processo de escolha de astronautas da ESA está dividido em seis fases e encontra-se agora na 2.ª fase, a fase dos testes psicológicos.

A ESA recebeu 22.523 candidaturas válidas de cidadãos europeus, entre elas 320 de cidadãos portugueses. Para a 2.ª fase passaram 5,8% dos candidatos (1.361), sendo 13 deles portugueses, dez homens e três mulheres.

Hugo Costa, diretor da Agência Espacial Portuguesa — Portugal Space, refere que “com 13 portugueses ainda nesta corrida, podemos continuar a alimentar o sonho de ter o primeiro astronauta português, até porque este processo contempla duas linhas possíveis para se ser astronauta, o Astronauta de Carreira e o Astronauta de reserva.”.

Este processo de seleção incluiu pela primeira vez vagas para candidatos com alguma deficiência física. A ESA recebeu 287 candidaturas para parastronautas, dos quais 4 eram portugueses. Não são conhecidas as nacionalidades dos 25 parastronautas convidados para a fase de testes.

O processo de escolha de astronautas da ESA está dividido em seis fases e deverá estar concluído entre outubro e novembro deste ano. Depois da fase de desempenho psicológico (a 2.ª) os candidatos bem-sucedidos vão passar por um conjunto de entrevistas psicológicas, testes de grupo, testes médicos e por fim as entrevistas de recrutamento.

 

Leia também