Torres Vedras | Foco de gripe aviária na União das Freguesias de A Dos Cunhados e Maceira

galinha

 

A Câmara Municipal de Torres Vedras emitiu esta tarde um alerta, em que informa que “foi identificado um foco de gripe aviária, do subtipo H5N1, numa exploração comercial de perus e frangos do campo localizada na União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira”.

De acordo com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (Dgav), este é o 7.º foco confirmado de infeção por H5N1 desde novembro de 2021.

A gripe aviária é uma doença infeciosa viral que atinge aves selvagens, de capoeira e outras aves mantidas em cativeiro, sendo o risco de transposição do vírus para os humanos baixo, mas pode acontecer quando há exposição continuada e associada à manipulação dos animais ou dos resíduos produzidos pela sua acomodação.

No caso da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, o “risco para a saúde humana encontra-se limitado às pessoas que trabalham na exploração” onde foram identificados os casos devido à “continuidade de contacto com um elevado número de animais doentes”. As pessoas expostas e com risco já se encontram em vigilância.

Neste momento, a “principal preocupação decorrente deste foco é a transmissão da doença entre as aves e a sua elevada mortalidade, sobretudo para as aves de capoeira”, tendo sido estabelecida uma zona de proteção e uma zona de vigilância, motivo pelo qual, a Dgva determinou que “as aves de capoeira e aves em cativeiro — incluindo detenções caseiras — deverão permanecer confinadas aos respetivos alojamentos, de modo a impedir o seu contacto com aves selvagens”.

Se identificar a ocorrência de mortes súbitas em detenções caseiras, contacte de imediato o Serviço Municipal de Proteção Civil (através do e-mail prociv@cm-tvedras.pt ou do número 261 320 764) ou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Leia também