Os portugueses nos Jogos Olímpicos de Inverno

JO

 

Pequim recebe, entre 4 e 20 de fevereiro, os jogos olímpicos de inverno.

Há 70 anos, na 1.ª participação de Portugal nos jogos olímpicos de inverno, a equipa nacional participou com apenas um atleta, Duarte Espírito Santo, no Esqui Alpino. Duarte Espírito Santo terminou em 81.º lugar.

O ano com maior participação portuguesa foi 1988, onde o país participou com 5 atletas.

Este ano, a equipa de Portugal conta com 3 atletas apurados, dois na modalidade de Esqui Alpino e um, na modalidade de Esqui de Fundo.

Os atletas apurados por modalidade são:

  • Esqui Alpino:
    Vanina Guerillot Oliveira (Slalom e Slalom Gigante)
    Ricardo Brancal (Slalom e Slalom Gigante)
    …………………………………
  • Esqui de Fundo
    José Cabeça (15km clássicos)

O calendário equipa portuguesa é o seguinte:

Joc
Imagem: COP

 

Os jogos contam com 91 delegações e 15 modalidades.

O Estádio Nacional de Pequim, o Ninho de Pássaro, foi hoje palco da cerimónia de abertura. Da delegação portuguesa desfilaram à frente, os porta-estandartes Vanina Guerillot Oliveira e Ricardo Brancal (ambos atletas de Esqui Alpino), o atleta José Cabeça (Esqui de Fundo), o chefe de Missão Pedro Farromba, o oficial de ligação Covid Pedro Flávio, os treinadores Yannick Guerillot, Sérgio Figueiredo e Ragnar Andresen e o fisioterapeuta Tiago Rosa.

“Bing Dwen Dwen” é a mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022.
Em mandarim, “Bing” tem vários significados, sendo o mais comum “gelo”, estando também associado a pureza e força, enquanto “Dwen Dwen” significa robusto e vivido. A mascote simboliza a força e poder dos atletas, e pretende promover o espírito olímpico.

[Imagem: COP]

Leia também