A luz ao fundo do Túnel – “Depois do final de fevereiro toda a população terá alguma imunidade ao vírus”

cov

 

De acordo com o último relatório do grupo de trabalho de acompanhamento da pandemia do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, após a atual vaga da pandemia todos os portugueses estarão imunizados.

O pico da atual vaga deverá ocorrer entre os dias 1 e 12 de fevereiro pelo que “entre vacinação e infeção, depois do final de fevereiro toda a população terá alguma imunidade ao vírus”.

A partir de meados de fevereiro é a altura de “preparar o pós covid-19 em Portugal” uma vez que toda a população residente em Portugal terá algum tipo de imunidade e a doença irá evoluir para uma “doença residente”, como a gripe.

De acordo com o mesmo relatório, a previsão é que “em média a sete dias, não se supere os 50 óbitos por dia até 31 de janeiro” e “um número de casos em isolamento acima de 1.050.000 para o dia 30 de janeiro”.

Depois desta vaga, a covid-19 passará a longo prazo a ser uma doença “como em tempos foram poliomielite, sarampo ou varíola” e atualmente, como “dengue, febre-amarela, gripe, hepatite, herpes, HPV e SIDA, entre tantas outras”.

O relatório de hoje com o ponto de situação da vacinação revela que:

  • 8 782 283 pessoas tem a vacinação primária completa
  • 4 557 503 pessoas tem a 3.ª dose/ dose de reforço
  • 301 021 crianças entre os 5-11 anos já iniciaram a vacinação
  • 2 548 752 já tem a vacina da gripe

Leia também