Cinema | Estreias da Semana – 20 de janeiro 2022

Cinema

 

Estreias da Semana – 20 de janeiro 2022

 

f1 2A Vida Extraordinária de Louis Wain

Título original: The Electrical Life of Louis Wain
De: Will Sharpe
Com: Benedict Cumberbatch, Claire Foy, Andrea Riseborough, Toby Jones
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/12
Outros dados: GB, 2021, Cores, 91 min

Esta é a extraordinária história verídica do excêntrico artista britânico Louis Wain, cujas imagens lúdicas, às vezes até psicadélicas, ajudaram a transformar para sempre a perceção do público sobre os gatos. Passado entre o final de 1800 até a década de 1930, o filme acompanha as incríveis aventuras deste herói inspirador e anónimo que ao procurar desvendar os mistérios “elétricos” do mundo, pretendia compreender melhor a sua própria vida e o profundo amor que o uniu à sua mulher, Emily Richardson.

 

f2 2Cães do Árctico: Uma Aventura no Gelo

Título original: Arctic Justice
De: Aaron Woodley
Com: Jeremy Renner (Voz), Heidi Klum (Voz), James Franco (Voz), John Cleese (Voz), Omar Sy (Voz), Michael Madsen (Voz), Anjelica Huston (Voz), Alec Baldwin (Voz)
Género: Animação, Aventura
Classificação: M/6
Outros dados: EUA/JAP/China/Índia/GB/CAN/Coreia do Sul/Afeganistão, 2019, Cores, 92 min

Swifty é uma raposa do ártico com o grande sonho de tornar-se um “Top Dog”, que em Taigasville, a aldeia onde vive e trabalha, é equivalente a um estado de celebridade. Numas das suas saídas para fazer uma entrega num local remoto, Swifty descobre, por acidente, o plano maquiavélico de Otto para derreter e aniquilar o Ártico. Para evitar que isto aconteça, Swifty tem de agir rapidamente e reubnir os seus amigos para salvar Taigasville – e o Ártico – da total destruição.

 

f3 2Gritos

Título original: Scream
De: Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett
Com: Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette, Marley Shelton
Género: Terror
Classificação: M/16
Outros dados: EUA, 2021, Cores, 104 min

Passados 25 anos, desde que uma onda de assassinatos brutais chocou a tranquila localidade de Woodsboro, um novo assassino toma o lugar de Ghostface e começa a perseguir um grupo de jovens para desenterrar segredos do passado sombrio da cidade. Neve Campbell (“Sidney Prescott”), Courteney Cox (“Gale Weathers”) e David Arquette (“Dewey Riley”) regressam aos seus icónicos papéis.

 

 

f4 2Ilusões Perdidas

Título original: Illusions perdues
De: Xavier Giannoli
Com: Benjamin Voisin, Cécile de France, Vincent Lacoste, Xavier Dolan, Jeanne Balibar, Gérard Depardieu
Género: Drama, Histórico
Classificação: M/12
Outros dados: FRA/BEL, 2021, Cores, 139 min

Lucien é um jovem poeta desconhecido na França do século XIX, com grandes esperanças e aspirações. Deixa a tipografia na sua província natal para tentar a sorte em Paris sob tutela da sua mecenas. Rapidamente deixado à sua sorte nesta fabulosa cidade, Lucien descobrirá os meandros deste mundo submisso à lei do lucro e do fingimento. Uma comédia humana onde tudo tem um preço, seja sucesso literário ou imprensa, política ou sentimentos, reputações ou almas… Uma adaptação do livro Ilusões Perdidas (Comédia Humana) de Honoré de Balzac.

 

f5 2O Bom Patrão

Título original: El buen patrón
De: Fernando León de Aranoa
Com: Javier Bardem, Almudena Amor, Manolo Solo, Óscar de la Fuente, Sonia Almarcha
Género: Comédia, Aventura
Classificação: M/12
Outros dados: ESP, 2021, Cores, 120 min

Ansiosamente a aguardar pela visita da comissão de trabalho para um prémio de excelência empresarial, o proprietário de uma empresa de fabrico de balanças industriais tenta resolver, em tempo record, os problemas dos seus trabalhadores para que nada manche a reputação da sua empresa na corrida ao prémio.

 

f6Penguin Bloom – O Renascer

Título original: Penguin Bloom
De: Glendyn Ivin
Com: Naomi Watts, Griffin Murray-Johnston, Andrew Lincoln, Essi Murray-Johnston
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: EUA/Austrália, 2020, Cores, 95 min

A história verídica de Sam Bloom (Naomi Watts, nomeada para um Oscar®), uma jovem mãe cujo mundo fica virado do avesso depois de um acidente quase fatal e que a deixa paralisada. O marido de Sam, os seus três filhos e a sua mãe (Jacki Weaver, nomeada para um Oscar®) lutam para se ajustarem à nova realidade quando uma aliada improvável entra no seu mundo sob a forma de uma ave ferida, uma cria de pega chamada Penguin. Achegada desta ave é uma distração bem-vinda para a família Bloom, marcando uma diferença profunda nas suas vidas.

 

 

Leia também