Gabriel Ribeiro, jovem Surfista da Ericeira, de regresso a competição

gr

 

Gabriel Ribeiro é um jovem Surfista da Ericeira, que nos últimos anos esteve na linha frente da nova geração do surf nacional, tendo conquistado o título de bicampeão da Taça de Portugal de Surfing na categoria júnior, um título de vice-campeão nacional de Sub-18 e dois de vice-campeão nacional de Sub-16.

O jovem de 19 anos fez uma paragem no ano passado, para dar prioridade aos estudos (concluiu o 12.º ano) tendo também sido submetido a uma intervenção cirúrgica que o obrigou a uma paragem de quatro meses.

Gabriel Ribeiro está de regresso e irá focar-se a 100% no surf de competição afirmando que:

gr2“Estes últimos seis meses, após as três cirurgias a que fui submetido, transformaram-se em modelos de crescimento e aprendizagem. Como consequência das complicações perdi imenso peso, mobilidade e musculatura, mas ganhei uma enorme consciência de coragem e determinação no que quero e sou. Após quatro meses e meio voltei não só ao trabalho de força e cardio como também voltei a surfar. Actualmente sinto que tenho um longo caminho pela frente, mas sinto-me bem e forte assim como orientado para alcançar os meus objectivos enquanto atleta de surf. Estou muito grato por todo o apoio dos meus pais, família, amigos, treinadores, médicos e enfermeiros.”

Os primeiros três meses deste ano serão dedicados à preparação física. de modo a recuperar da paragem e alcançar a sua melhor forma. O jovem surfista da Ericeira vai fazer a transição para a categoria Open acompanhado pelo treinador Manuel Gameiro, e este ano terá novos patrocinadores. Irá competir no circuito mundial de qualificação da WSL na Europa, no circuito Pro Junior europeu e na Liga Meo Surf.

“Quero trabalhar muito e estou determinado para lutar pelo meu sonho. Sinto-me muito consciente, forte e positivo.”

A nova etapa da carreira do surfista vai prolongar-se durante os próximos quatro anos, durante os quais o atleta irá treinar afincadamente de modo a aprimorar a vertente técnica, de forma a aproximar-se do nível de surf dos atletas internacionais.

 

[Imagens: Jeffrey Vonk]

Leia também