Zambrius – Pirata informático da Ericeira condenado a 6 anos de prisão

hacker

 

Tomás Bonifácio Pedroso (Zambrius) têm 21 anos, vive na Ericeira com família, é pirata informático e o fundador do Grupo Cyberteam.

Zambrius iniciou a sua “carreira” de hacker (alguém que se dedica a cometer crimes informáticos) aos 15 anos e foi “apanhado” por diversas vezes pelas autoridades.

Do seu curriculum fazem parte ataques à Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, à SAD do Benfica, à Meo, ao Jornal da Madeira, à Universidade Nova de Lisboa, à Presidência da República, à Procuradoria Geral da República e a Direção-Geral do Orçamento. Fora de Portugal Zambrius foi responsável pelo ataque ao Tribunal Superior Eleitoral do Brasil durante as eleições municipais de 2020.

Na semana passada, o Tribunal de Lisboa condenou Zambrius a seis anos de prisão, por 28 crimes (cometidos em 10 meses) de acesso ilegítimo agravado, dano informático, sabotagem e acesso indevido devido às plataformas do Benfica, da Altice e da Universidade Nova de Lisboa.

O hacker já havia sido detido em 2017, mas como tinha apenas 16 anos foi internado num centro educativo até completar os 18 anos. Entre maio e novembro de 2020 esteve em prisão domiciliária na Ericeira após ter sido detido pela PJ no âmbito de uma operação conjunta com a Polícia federal brasileira, que ocorreu em novembro de 2020.

Segundo o acórdão do tribunal que agora o condenou a seis anos de prisão, Zambrius sofrerá de déficit de atenção, hiperatividade e apresentará dificuldades de socialização, vivendo num ambiente familiar de harmonia, onde benificiará de “laços de solidariedade e entreajuda”.

Leia também