A Tradição do dia de Reis (pelo mundo)

DReis scaled

 

O Dia de Reis, celebra-se anualmente a 6 de janeiro.

Reza a tradição cristã que três reis magos guiados por uma estrela, chegaram a Belém na noite de 5 para 6 de janeiro para visitaram o Menino Jesus. Baltazar, Belchior e Gaspar, assim se chamavam, não seriam reis, mas sim sacerdotes ou conselheiros e levaram ao menino ouro, incenso e mirra.

O incenso, vindo da Ásia, simboliza a fé e a espiritualidade.
O ouro, vindo da Europa, simboliza a riqueza e a realeza.
A mirra, vinda de África, simboliza a imortalidade.

A tradição, que surgiu no século VIII, celebra-se um pouco por todo o mundo.

Em Espanha
É no Dia de Reis que os espanhóis têm a tradição de trocar presentes. O bolo tradicional da época é a Rosca de Reyes, um bolo semelhante ao bolo-rei. Algumas cidades espanholas organizam o cortejo dos Reis Magos, a que chamam de Cabalgata de Reyes.

Em Itália
Os italianos celebram hoje o Dia de Reis, também conhecido como dia da Befana. A Befana (que significa bruxa), voa de casa em casa para encher as meias das crianças boazinhas com muitos doces e das crianças mal-educadas com muito carvão.

Na Irlanda
Na Irlanda o Dia de Reis é considerado o Natal das Mulheres. Por lá as mulheres tiram o dia para descansar do trabalho que tiveram entre o Natal e o Ano Novo.

Nos Países Baixos
Na Holanda, Bélgica e Luxemburgo, grupos de três crianças andam de porta em porta a entoar canções recebendo em troca dinheiro ou doces.

Na Alemanha
As crianças disfarçam-se de Reis Magos e escrevem as iniciais do nome nas portas das casas.

Em Malta
Em Malta o dia de Reis é celebrado no primeiro domingo do mês. São realizados concertos, sendo o principal, da responsabilidade da Orquestra Nacional do país.

Na Finlândia
Na Finlândia comemora-se o Loppiainen. Hoje é dia de fazer bolachas de gengibre em forma de estrela, as Piparkakut. A bolacha deve ser partida em três pedaços, na palma da mão, e comida em silêncio para que o desejo se realize.

Na Bulgária
Reza a tradição, que no Dia de Reis, na Bulgária, um padre atira uma cruz de madeira para dentro de água – que nesta altura do ano estão muito frias – e os homens mais jovens devem mergulhar para a resgatar, quem resgatar a cruz vai gozar de boa saúde e de sorte.

No Brasil
No Brasil, a Folia de reis ou Reisado, é celebrado com desfiles de pessoas a tocar diversos instrumentos, liderados por um estandarte – tradição levada para o Brasil durante os tempos da colonização.

Na Argentina e no Uruguai
As crianças deixarem um sapato junto à porta com erva e água para os camelos dos Reis Magos é a tradição destes países da América do Sul.
O bolo tradicional da época é a Rosca de Reyes, um bolo semelhante ao bolo-rei.

No México
É no Dia de Reis que os mexicanos têm a tradição de trocar presentes. O bolo tradicional da época é a Rosca de Reyes, um bolo semelhante ao bolo-rei.

Em Porto Rico
Na noite de 5 para 6 de janeiro, as crianças recolhem erva ou folhas que colocam numa caixa ao lado das suas camas. Assim, os camelos podem alimentar-se e os Reis Magos deixarão um presente.

Em Cuba
Em Cuba, o dia de Reis é conhecido como a “Páscoa dos Negros”, uma vez que era neste dia que se dava folga aos escravos no tempo da colonização espanhola.

No Peru
No Peru celebra-se a Bajada de Reyes. É o dia de fazer uma festa familiar para desmontar o presépio e segundo a tradição, deve deixar-se dinheiro por cada figura e adorno que se guarde.

Leia também