Esclarecimento sobre a situação nos Serviços de Urgência do Centro Hospitalar do Oeste

centro hospitalar do oeste

 

Depois das notícias desta manhã, que davam conta da existência, ontem, de várias ambulâncias retidas durante longas horas à espera que os doentes fossem atendidos (após terem efetuado triagem) na urgência de doentes respiratórios das Caldas da Rainha, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) emitiu há pouco um comunicado esclarecendo esta situação.

O Conselho de Administração do CHO refere que tem “havido uma grande afluência de doentes aos Serviços de Urgência do CHOeste e às Áreas de Atendimento Respiratório (ADR-SU)”, situação que tem “provocado alguns constrangimentos no atendimento dos doentes que acorrem a estes Serviços”.

No comunicado confirma-se a situação de ontem e acrescenta-se que a situação já se encontra já ultrapassada.

“No dia de ontem, 3 de janeiro, estiveram retidas algumas macas das corporações de bombeiros, por motivos de sobrelotação dos espaços e impossibilidade de admissão de novos doentes em condições de segurança, no interior do Serviço de Urgência da Unidade de Caldas da Rainha. Atualmente a situação já foi ultrapassada, não existindo macas retidas.”

O CHO disponibilizou os dados  da afluência de ontem nos hospitais de Caldas da Rainha e de Torres Vedras, tendo-os comparado com o mesmo dia de 2021. Assim, ontem, foram atendidos:

  • Urgência Geral da Unidade:
    – das Caldas da Rainha 155 doentes (no mesmo dia de 2021, foram 87)
    – de Torres Vedras 149 doentes (no mesmo dia de 2021, foram 109)
    …………….
  • Áreas de Atendimento Respiratório (ADR-SU)
    – das Caldas da Rainha 58 doentes (no mesmo dia de 2021, foram 14)
    – de Torres Vedras 49 doentes (no mesmo dia de 2021, foram 23)

35% dos doentes na Urgência Geral e mais de 50% dos doentes nos ADR-SU que acorrem a estes Serviços são doentes com prioridade clínica verde (pouco urgente), aos quais poderia ter sido dada resposta noutros locais. O CHO refere ainda que se tem verificado “uma procura dos Serviços de Urgência apenas para a realização de testes COVID”, o que dificulta a capacidade de resposta daquelas unidades de saúde aos doentes efetivamente urgentes.

O CHO apela aos utentes que utilizem as urgências hospitalares apenas em situações realmente urgentes.

O Jornal de Mafra junta-se ao CHO no apelo à responsabilidade individual e coletiva da população no cumprimento das medidas de proteção contra a COVID-19, como o uso de máscara, o distanciamento físico, a ventilação dos espaços, a lavagem das mãos, a testagem e a vacinação.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Leia também