Previsão do estado do tempo para o fim de ano 2021

Tempo fim de ano

 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o período do fim de ano será caracterizado por dias “menos chuvosos que o habitual para a época do ano e com temperaturas amenas”.

O comunicado emitido pelo IPMA ao final da tarde de hoje é o seguinte:

O estado do tempo para o território continental no período compreendido entre 31 de dezembro e 2 de janeiro será caracterizado por dias menos chuvosos que o habitual para a época do ano e com temperaturas amenas, com valores acima do normal para o mês de dezembro (entre 1 a 6°C). As temperaturas máximas poderão atingir valores entre 18 e 22°C em alguns locais do litoral Norte e Centro e em grande parte da região Sul. No dia 2 de janeiro está prevista uma pequena descida dos valores da temperatura máxima. Ainda assim, deverão verificar-se valores entre 18 e 20°C no Alentejo e no Algarve, sendo que no resto do território os valores de temperatura máxima deverão variar entre 11 e 17°C, com os valores mais baixos previstos para o extremo norte do continente.

Para a noite de passagem de ano, prevê-se uma situação de tempo estável, com ausência de precipitação, com nebulosidade alta e temperaturas a variar aproximadamente entre 8 e 13°C no litoral e entre 2 e 8°C nas regiões do interior, em especial na região de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Beira Alta.

Com a informação disponível ao dia de hoje, dia 28 de dezembro, prevê-se a aproximação de uma superfície frontal fria de fraca atividade às regiões do litoral Norte e Centro, entre o final da tarde de dia 1 e a manhã de dia 2, com valores de precipitação pouco significativos (valores inferiores a 5mm/24h, em média).

O vento irá predominar do quadrante sul no dia 31 de dezembro e no dia 1 de janeiro, rodando gradualmente para noroeste a partir de dia 2 de janeiro, soprando temporariamente moderado a forte no dia 31 e no dia 1 nas terras altas do Norte e Centro e pontualmente no litoral oeste a norte do cabo Carvoeiro.

A agitação marítima deverá manter-se abaixo de 3 metros de altura significativa, com uma componente de sudoeste, prevendo-se um aumento temporário na tarde de dia 1 a norte do Cabo Mondego para valores próximos de 4 metros.

Comunicado válido entre 2021-12-28 17:44:00 e 2022-01-02 23:59:00
Atualizado: 2021-12-28 17:44:50

Leia também