A verdadeira história do Natal

Presepio Mafra

 

Hoje em dia, o Natal é um dos eventos mais importantes para a religião cristã, uma vez que segundo a tradição, a 25 de dezembro nasceu Jesus Cristo – 25 de dezembro foi a data escolhida para celebrar o nascimento de Jesus, uma vez que não se sabe ao certo quando terá nascido.

Mas as celebrações a 25 de dezembro remontam a outras culturas e rituais pagãos, a eventos que ocorriam há mais de 7 mil anos a.C, que celebravam o solstício de inverno – que no hemisfério norte ocorre muito próximo ao dia 25 de dezembro.

Os povos antigos eram caçadores, coletores e agricultores pelo que solstício de inverno era celebrado como o “renascimento da luz”, o instante em que a vida começa a “vencer as trevas”, uma vez que a noite em que ocorre o solstício de inverno é a maior do ano e representa a altura do ano em que os dias comecem a ficar maiores.

Como festejavam os vários povos, esta época do ano:

Os mesopotâmicos celebravam o solstício de inverno durante 12 dias, entre 25 de dezembro e 6 de janeiro.

Na Grécia este era o momento de prestar culto a Dionísio, deus do vinho e das orgias.

No Egito prestava-se culto ao deus Osíris, o deus dos mortos, além de ser a divindade da vegetação, do julgamento e do além.

Em Roma passou a ser prestado culto à Mitra, o deus da luz, culto que chegou à Europa por volta do século 4 a.C., e aos poucos, começou a conquistar terreno. Roma criou mais tarde o Festival do Sol Invicto (que homenageava Mitra), que passou a incluir a comemoração ao solstício invernal, chamado Saturnália, um culto a Saturno.

Reza a história que “a Igreja Católica percebeu que as celebrações pagãs eram realmente muito significativas e “concorriam” com a doutrina cristã. Então, eles tiveram a ideia de “inventar” um dia para o nascimento de Cristo”. Tendo estabelecido o dia 25 de dezembro para o seu nascimento – até aqui apenas eram celebradas a morte e ressurreição de Cristo, data em que se comemorava a chegada do deus Mitra.

Assim nasceu a tradição cristã, que conta ter Jesus nascido numa manjedoura enquanto Maria e José fugiam do rei Herodes, que ordenara a morte de todas as crianças nascidas na época, de modo a evitar a ascensão de um novo rei. A estrela de Belém assinalou no céu o nascimento do menino guiando os três reis magos até ao local onde o presentearam com ouro, incenso e mirra.

A partir do século 4 d.C., o Festival do Sol Invicto passa a homenagear o nascimento de Jesus.

Leia também