Direção-Geral da Saúde apela a todos que Natal e Fim de Ano sejam festejados em segurança

graça feitas

 

Sabendo que “o momento das festividades de Natal e de fim de ano é, tradicionalmente, marcado pelo convívio com a família e com os amigos, favorecendo a aglomeração de pessoas, com maior proximidade e contacto físico”.

A Direção-Geral da Saúde apela a todos “que festejem em segurança e com responsabilidade, adotando as medidas de proteção que, em conjunto, fazem parte da barreira de proteção contra o vírus”.

No comunicado da diretora geral da saúde, Graça Freitas, pode lêr-se:

As festas podem ser realizadas com grupos mais pequenos, idealmente pertencentes à mesma bolha familiar/social. Escolha espaços amplos e assegure-se de que estão ventilados.
A partilha de momentos em que se consomem alimentos e bebidas pode ser feita com o devido distanciamento entre os convidados, aplicando medidas simples, como a utilização de mais do que uma mesa, sempre que possível.

A máscara deve ser mantida quando não se estiver a consumir alimentos ou bebidas, particularmente na presença de pessoas mais vulneráveis, que devem ser ainda mais protegidas

A vacina é atualmente a medida mais eficaz para reduzir as complicações associadas à infeção por SARS-CoV-2, se ainda não foi vacinado(a) agende já a sua vacina (aqui).

A realização de testes, nomeadamente, testes rápidos (TRAg) ou autotestes, é também uma medida de precaução.

Fique atento ao aparecimento de sintomas, como febre, tosse, dores de cabeça, dores musculares, dificuldade respiratória, perda do olfato, ou do paladar. No caso de se manifestarem sintomas, isole-se e contacte imediatamente o SNS 24 (808 24 24 24).

Leia também