IPMA | Mudança do estado tempo em Portugal Continental para a semana do Natal

tempoNatal

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje ao final da tarde um comunicado sobre a mudança do estado tempo em Portugal Continental prevista para a semana do Natal.

O comunicado é o seguinte:

A partir da tarde do próximo domingo, 19 de dezembro, o estado do tempo vai alterar-se no Continente devido à aproximação de uma depressão com expressão em altitude, após um período de tempo seco, noites frias e ocorrência de nevoeiros, por vezes persistentes, no Nordeste Transmontano e Beira Alta.

Assim, a próxima semana será em geral caracterizada pela ocorrência de precipitação, que poderá ser acompanhada de trovoada. A precipitação será por vezes forte em diversos períodos ao longo da semana, em especial terça-feira dia 21, havendo neste momento uma probabilidade elevada também para os dias de consoada e de Natal. Entre os dias 23 e 26 de dezembro existe a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
O vento será do quadrante sul, temporariamente forte no litoral e terras altas, com rajadas até 65 km/h e 80 km/h, respetivamente, nos dias 20 e 21.

Entre os dias 20 e 26 de dezembro, a temperatura do ar apresentará em geral valores amenos, 1 a 3 °C acima dos valores normais para a época do ano, com a temperatura máxima a variar entre 8 a 18 °C e a temperatura mínima a variar entre 6 a 16 °C, exceto no interior Norte e Centro no dia 20, onde varia ainda entre 0 e 8 °C.

 

Comunicado válido entre 2021-12-17 18:21:00 e 2021-12-19 23:59:00

Leia também