Porque é que Portugal deve estar no radar de todos os investidores

RADAR

 

Quando se trata do mercado de investimento global, é possível visar e selecionar ativos com base em vários critérios diferentes.

Por exemplo, ao negociar ações, pode visar índices baseados em indústrias ou países diferentes, com algumas nações a oferecerem acesso a oportunidades e rentabilidade mais lucrativas do que outras.

Através deste artigo, vamos averiguar se neste momento, Portugal oferece valor aos investidores e por que razão emerge gradualmente nos radares dos investidores em todo o mundo.

Como está o desempenho da economia portuguesa?

Em termos gerais, a economia portuguesa está no bom caminho para uma recuperação sólida e consistente pós-Covid-19, com o segundo trimestre de 2021 a dar um impulso de modo geral às empresas e aos investidores.

Por exemplo, durante este período registou-se um aumento substancial do Indicador de Sentimento Económico da Comissão e de dados concretos para as vendas a retalho, enquanto o volume de negócios tanto do sector industrial como do sector dos serviços também aumentou drasticamente.

Embora alguns argumentassem que o ritmo inicial de recuperação foi abrandado por uma imposição parcial das restrições temporárias do coronavírus em junho, o PIB subiu para 3,3% no segundo trimestre, após um declínio acentuado de 3,2% durante os três meses anteriores.

Além disso, foi ainda projetado ao longo da segunda metade de 2021, ajudado em parte por uma campanha de vacinação relativamente bem sucedida e pelo regresso do turismo ultramarino e das viagens internacionais na Europa.

Ao longo de 2021, espera-se que Portugal atinja um crescimento anual do PIB de 4,8%, marcando a região como uma das economias com melhor desempenho na Europa.

Será Portugal o Destino Principal de Investimento da UE?

Sem dúvida, Portugal emergiu como um destino de investimento popular da UE nos últimos tempos, com indivíduos ricos de toda a região do CCG e do MENA atualmente à procura de imóveis nos espaços residenciais, comerciais, retalhistas e de alojamento de estudantes.

Curiosamente, é a comunidade internacional que continua a impulsionar o crescimento imobiliário em Portugal, particularmente em centros metropolitanos movimentados, como a capital Lisboa.

Geralmente, o mercado imobiliário em Lisboa registou um enorme crescimento ao longo de 2019 e do primeiro trimestre de 2020, com um incrível, 35% de todos os investimentos imobiliários na capital durante este período vindos do estrangeiro.

No centro disto está o chamado programa “Visto de Ouro” de Portugal, que atualmente concede residência permanente a estrangeiros que investem no país.

Embora este programa irá ter novas regras implementadas a partir de 1 de Janeiro de 2022 (que, no que lhe concerne, irá aumentar o montante mínimo de investimento necessário para se qualificar para a iniciativa), proporciona uma via simples para a cidadania europeia e acrescentou uma camada de apelo aos mercados imobiliários residenciais e comerciais de Portugal.

Futuramente, Lisboa, Porto e Algarve serão retirados da lista de regiões onde os investidores são elegíveis para comprar casas residenciais, mas estrangeiros continuarão a poder investir em imóveis comerciais.

Como podemos ver, uma combinação de crescimento económico e incentivos-chave ao investimento ajudou a fazer de Portugal a nação de destino dos investidores internacionais, e esta tendência não mostra sinais de abrandamento.

Indivíduos investindo em ações e bens imobiliários estarão particularmente interessados em Portugal, com os mesmos capazes de visar ações de CFD numa vasta gama de indústrias e lucrar diretamente através da especulação de preços.

Claro que o investimento imobiliário também permite uma via para a cidadania para os residentes no estrangeiro, e isto também tem ajudado Portugal a tornar-se cada vez mais popular de uma perspetiva comercial.

Leia também