Camelos desclassificados em concurso de beleza por usarem botox

Camelo

 

Na Arábia Saudita, durante a 6.ª edição do Festival de Camelos Rei Abdulaziz, cerca de 40 camelos foram desclassificados num concurso de beleza, tudo porque usaram botox e outras formas de dar uns retoques artificiais às suas feições e curvas.

O Festival, uma grande celebração no país, que conta ainda com corridas e quermesses, realiza-se a cerca de 100 km da capital, Riade, decorrendo durante 40 dias e tendo como objetivo preservar o papel do camelo na tradição e a na herança cultural do reino.

No concurso de beleza de camelos, que começou no início do mês, o júri avalia os participantes com base no formato das cabeças, pescoços, corcovas (saliências disformes nas costas), roupas e a postura dos animais. Como em todos os concursos de beleza, as alterações cosméticas para tornarem os animais mais bonitos são estritamente proibidas pela organização.

A Saudi Press Agency (SPA) refere que “criadores sem escrúpulos foram acusados de usar uma série de métodos para tornar os seus camelos mais propensos a vencer, como injetar silicone e enchimentos e insuflar partes do corpo usando elásticos para melhorar a sua aparência”.

Este ano, a organização já detetou 147 casos de adulteração – o maior número desde que se realiza este festival – e 43 concorrentes foram desclassificados.

Os proprietários dos camelos vencedores recebem um prémio de cerca de 58 milhões de euros, e os seus proprietários poderão vender camelos mais valorizados no mercado das bossas.

 

Leia também