Crónica de Alexandre Honrado – Balouçar até ao último enjoo

Abril entre cravos: Alexandre Honrado

 

Crónica de Alexandre Honrado
Balouçar até ao último enjoo

 

Um grande balouço. Um balouço enorme. Sobe ao ponto mais alto que o impulso lhe permite e desce tão profundamente que chega a parecer um ponto irrecuperável, desses dos quais não se retorna facilmente. É o balouço da vida tal como a entendo agora.

Nada tem limite, e a vida de cada um é como o Cosmos, aparentemente sem princípio nem fim, com tremendos buracos negros e destinos inusitados. E sendo Cosmos é a poeira ínfima de cada um. Só que no Cosmos os astros cumprem rotas definidas, têm a atração que lhes impede a desorientação. Só quando colidem fazem como os seres humanos: estilhaçam-se e polvilham de falta de sentimento e falta de razão o espaço que os recebe involuntariamente. São poeiras frias, perdidas, equívocas, sem razão.

Faço zapping pelas sombras e nenhuma é melhor do que a outra. Temo que a luz não regresse a tempo de mostrar-nos o caminho. Oiço gritos, uns que querem vacinas, outros que as recusam, uns que fazem de festas campos de batalha e de morte, outros que roubam os que têm muito pouco e que convivem com que têm a mais e não partilham.

94287281 244481093365045 3530633129297444864 n

Enjoo no balouço. Sobe tão alto e todavia desce tão baixo.

Recebi há um par de horas, via direção do Observatório Internacional dos Direitos Humanos, mais um punhado de informações, entre elas um filme em que um jovem é torturado com choques elétricos.

Tenho sido testemunha de grandes barbaridades e as minhas lágrimas nunca secam.

Sinto-me impotente, porque a minha ação é de uma pequenez confrangedora.

Aqueles que são símbolo parecem-me esmaecidos e com grande desgaste. Francisco, o Papa, que olha incrédulo os seus mais próximos, Guterres, o pacificador que está em guerra com a vida que o finta. Do Dalai Lama, que há muito não me fazia chegar tema de registo, recebo a informação de que se encontrará com jovens brasileiros, mas virtualmente,  pois tudo hoje é impalpável e virtual como um vírus assassino…

Sobre a mesa somam-se as derrotas.

Morrem capacetes azuis que andavam em missão de paz, morrem os mais pobres do mundo, como os sudaneses do sul que todas as desgraças atraem, morre a moral, a dignidade, o afeto, o altruísmo. Morrem os portugueses que parecem atraídos pelo passado da não glória.

Estou a escrever num ambiente privilegiado. Um espaço aquecido, uma música suave, pequenas luzes que ao fundo me atraem como se eu fosse um inseto e elas a magia da continuidade.

Estou às escuras.

Estou aqui.

Olho o balouço da vida, incrédulo.

Não sei se escreva mais alguma coisa. Não sei se escreva. Não sei mesmo.

Alexandre Honrado


Alexandre Honrado
Escritor, jornalista, guionista, dramaturgo, professor e investigador universitário, dedicando-se sobretudo ao Estudo da Ciência das Religiões e aos Estudos Culturais. Criou na segunda década do século XXI, com um grupo de sete cidadãos preocupados com a defesa dos valores humanistas, o Observatório para a Liberdade Religiosa. É assessor de direção do Observatório Internacional dos Direitos Humanos. Dirige o Núcleo de Investigação Nelson Mandela – Estudos Humanistas para a Paz, integrado na área de Ciência das Religiões da ULHT Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa. É investigador do CLEPUL – Centro de Estudos Lusófonos e Europeus da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Gabinete MCCLA Mulheres, Cultura, Ciência, Letras e Artes da CIDH – Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos da Globalização.

Pode ler (aqui) todos os artigos de Alexandre Honrado


 

Leia também