Receita da Semana | Batatas recheadas de alheira

Receita da semana

 

Receita da Semana

Batatas recheadas de alheira


rc 1Ingredientes (3 pessoas)
:

  • 3 batatas grandes (novas)
  • 3 alheiras
  • 1 molho de grelos de nabo
  • azeite
  • Sal e pimenta

 

Preparação:

Corte uma tampa às batatas e vaze-as com o auxílio de um instrumento apropriado ou, na falta, com uma colher de sobremesa que tenha os bordos finos.

Deve deixar cerca de 1,5 cm de espessura das paredes e pode guardar o miolo retirado, dentro de água, para aproveitar para uma sopa ou puré.

Cubra as batatas escavadas com água fria e leve-as ao lume, com sal, deixando ferver por cerca de 10 minutos. Escorra.

Preencha as cavidades das batatas com massa de alheira, uma alheira por cada batata*, salpique com pimenta e disponha numa assadeira. Regue tudo com um fio de azeite e leve a forno quente (180-190ºC) durante 30 a 40 minutos.

Disponha em redor das batatas os grelos de nabo que entretanto salteou rapidamente em azeite e leve de novo ao forno por mais 10minutos, de modo a que a gordura da alheira impregne bem a batata.

* Se não arranjou batatas de tamanho suficiente para que cada uma leve uma alheira dentro, claro que pode dividi-la por duas batatas mais pequenas, embora não tenha a mesma graça.

[Imagem e receita: novelo de arte]

Bom apetite!!

Encontre aqui outras receitas igualmente saborosas.

Leia também

One Thought to “Receita da Semana | Batatas recheadas de alheira”

  1. Mauricio Contte

    Parabéns , ora aqui está uma “coluna” de gastronomia que nos apraz registar e abrir o apetite , acepipes , hum coisas boas que fazem um dos prazeres da vida . e que tem realmente deliciosas receitas a serem seguidas com atenção , numa já bem conhecida e rica gastronomia portuguesa / mediterrânea e em que o conselho de Mafra tão bem recheado e fornecido está de espaços para se poder deliciar com muitas e diversos pratos , que fazem só por si “respirar e beneficiar” tudo o que de bom se tem á mão nesta linda província . Continuem porque é disto que todos gostamos , obrigado

Comments are closed.