Covid-19 | Foram identificados em Portugal 13 casos da variante Ómicron

Pessoascovid

 

 

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) anunciou hoje que foram identificados 13 casos da variante Ómicron em Portugal.

De acordo com o comunicado do INSA foi analisado “um lote de 13 amostras positivas associadas a casos de infeção de jogadores do Belenenses SAD” e os ensaios preliminares efetuados sugerem que estes casos “estejam relacionados com a variante de preocupação Ómicron”.

Um dos casos positivos detetado na Belenenses SAD está associado a uma viagem recente à África do Sul.

Para além destes casos, o INSA analisou ainda amostras provenientes de 218 passageiros de um voo com origem em Maputo que aterrou, dia 27 de novembro, no aeroporto de Lisboa. Neste caso foram detetados apenas dois casos positivos, “um deles associado à variante Delta e não permitindo o outro a correta identificação”.

Enquanto se aguardam mais informações relativamente à transmissão, impacto e efetividade vacinal contra a variante Ómicron, as Autoridades de Saúde determinaram “o isolamento profilático dos contactos dos casos de infeção associados a este surto, independentemente do estado vacinal e do nível de exposição”, de forma a garantir a quebra de cadeias de transmissão. Estes contactos permanecem isolados e serão submetidos a testagem regular, o mais precocemente possível, ao 5.º e ao 10.º dia.

As Autoridades de Saúde continuam a apelar ao autoisolamento e testagem de pessoas que tenham sintomas sugestivos de COVID-19, as quais devem contactar o SNS24. Para mais informações, consultar https://covid19.min-saude.pt

Os casos da nova variante foram detetados depois do polémico jogo de sábado, entre Belenenses SAD e Benfica, que terminou aos 48 minutos por falta de jogadores da equipa anfitriã que devido a um surto de covid-19 (17 testes positivos no plantel) entrou em campo apenas com 9 jogadores.

 

Leia também