Mafra | Parecer da CDU relativo ao orçamento municipal e grandes opções do plano para 2022

CCDU3

 

No quadro do exercício do Direito de Oposição, a CDU Mafra deu o seguinte parecer relativo à proposta de orçamento para 2022 (a qual ainda não é pública) apresentada pela Câmara Municipal de Mafra.

Em comunicado distribuído à imprensa a CDU deu conta do referido parecer.

Parecer relativo ao orçamento municipal de 2022 da Câmara Municipal de Mafra

Para a CDU o orçamento proposto não corresponde às mais urgentes necessidades do concelho de Mafra, dos seus habitantes e de todos os que aí trabalham, todas no sentido de construir uma Vida Melhor em Mafra.

Este orçamento não contribui para a redução do custo de vida no município. Mafra continuará a ser um dos 10 municípios do país que persiste na aplicação da taxa máxima de IMI, de 0,45%, e sem qualquer perspectiva futura da sua redução. Ao mesmo tempo, continua a praticar elevadas taxas municipais, nomeadamente relativas a loteamento, obras e outras.

Por outro lado, este orçamento não satisfaz as principais necessidades para que todos vivam melhor em Mafra. Nomeadamente, é necessário garantir que cada munícipe tenha acesso a um médico de família, e o valor previsto para o incentivo à fixação de médicos nas Unidades de Saúde Familiar é profundamente insuficiente. Como é insuficiente o investimento em saneamento, por exemplo, quando é urgente o aumento da cobertura da rede de esgotos a toda a área residencial de Mafra. É imperativo uma maior preocupação para os aspectos que ajudam a vida das pessoas, além da preocupação excessiva, obcecada e desequilibrada com obras de carácter propagandístico e que pouco contribuem para melhorar a vida das pessoas.

É urgente um outro orçamento que ajude a criar condições para que todos aqueles que vivem e/ou trabalham em Mafra usufruam na plenitude do município em todas as suas dimensões: no trabalho, no acesso à cultura e ao desporto, aos serviços, à saúde, à educação e à mobilidade.

CDU – Coligação Democrática Unitária, 24 de Novembro de 2021

Leia também