Mais de 800 mil pessoas vacinadas com a dose de reforço contra a covid-19

vacina

 

A Direção-Geral da Saúde informou hoje que Portugal já administrou mais de 800 mil doses de reforço e adicionais da vacina contra a covid-19. Foram ainda administradas aproximadamente 1.608.000 de vacinas contra a gripe, das quais cerca de 398.000 em farmácias.

Ontem, foram administradas 43.695 vacinas da dose de reforço da vacina contra a covid-19 e 43.429 contra a gripe (5.730 das quais em farmácias).

Encontram-se elegíveis, para a dose de reforço, as pessoas com 65 ou mais anos, desde que tenham o esquema vacinal completo há pelo menos 150 dias e, caso tenham tido infeção, que a mesma tenha ocorrido há mais de 150 dias. A estas acrescem as pessoas com mais de 18 anos e até 65 anos às quais foi administrada a vacina da Janssen há mais de três meses.

A Direção-Geral da Saúde apela “à vacinação contra a gripe e contra a COVID-19. Esta é melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas”.

Durante a semana irá manter-se a modalidade “casa aberta” para pessoas com 75 ou mais anos e o autoagendamento para pessoas com 65 ou mais anos.

Também se encontra disponível o agendamento local para os utentes elegíveis, sendo dada prioridade às pessoas com mais idade e abrangendo, gradualmente, faixas etárias mais baixas, até chegar aos 65 anos.

Antes de se dirigir ao centro de vacinação consulte o respetivo horário de funcionamento.

Os utentes continuam a ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para covid-19).

 

Leia também