Estado dos Serviços de Urgência do Centro Hospitalar do Oeste

Hospital Torres Vedras

 

Muito se tem falado nos últimos dias, sobre o estado caótico em que as urgências do Hospital de Torres Vedras voltaram a ficar, com doentes “amontoados” em macas pelos corredores do Hospital, mas também no Hospital das Caldas da Rainha os problemas se têm feito sentir.

Hoje, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) emitiu uma nota de esclarecimento sobre os Serviços de Urgência do Centro Hospitalar do Oeste.

O CHO refere que “ao dia de hoje, os Serviços de Urgência mantêm-se em funcionamento, com a situação estabilizada, garantindo a prestação de cuidados à população da sua área de influência, apesar dos constrangimentos identificados”.

A causa identificada para que os Serviços de Urgência do Hospital de Caldas da Rainha e do Hospital de Torres Vedras tenham estado “muito congestionados nos últimos meses” dever-se-á “à elevada afluência de doentes”.

De acordo com o comunicado o CHO “procedeu à contratação de vários enfermeiros e outros profissionais de saúde desde abril de 2020” com vista a “dar resposta às necessidades de atendimento decorrentes da pandemia e outras resultantes do aumento de atividades” – existindo hoje mais 26 enfermeiros nos serviços de Urgência de Caldas da Rainha e de Torres Vedras (13 em cada unidade).
Estando ainda a “decorrer processos de autorização para a contratação de enfermeiros e de outros profissionais de saúde, como por exemplo de assistentes operacionais”.

O CHO afirma que estas contratações “não decorrem das ações de protesto verificadas nos últimos dias, mas sim de medidas de gestão” e que “nem sempre os processos de contratação foram preenchidos em pleno por falta de candidatos ou por desistência dos mesmos no momento da celebração do contrato”.

“Tendo em conta a elevada afluência aos Serviços de Urgência, apela-se aos utentes que utilizem as urgências hospitalares apenas em situações realmente urgentes. Recorda-se que, salvo situações emergentes, antes da vinda à urgência devem contatar a Linha SNS 24– 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença”, apela o CHO.

 

Leia também