Vacinas covid – Casa Aberta durante o fim de semana

vac

 

Já foram administradas 1 milhão de vacinas contra a gripe e mais 450 mil doses de reforço contra a covid-19 em Portugal. Os números foram divulgados hoje pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, em conferência de imprensa.

Lacerda Sales afirmou que: “este é um marco assinalável que deixa o Ministério da Saúde e o núcleo de coordenação da campanha de vacinação satisfeitos. Mas continuamos a ter caminho a percorrer no sentido de proteger a população mais vulnerável contra os vírus da gripe e da covid-19 que circulam nesta época”.

Para Lacerda Sales, o facto de Portugal ser um caso de sucesso no que toca à vacinação deve-se “aos portugueses que confiaram e confiam no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e aos profissionais de saúde que nunca baixaram os braços”.

O secretário de estado referiu ainda, ser “crucial” a vacinação contra a gripe e o reforço (3.ª dose) da vacinação contra a covid-19 para “evitarmos dar um passo atrás”, garantido que “faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que tal não aconteça, mas continuamos obviamente a precisar do reforço de todos”.

No próximo fim de semana, o sistema de “casa aberta” vai funcionar em alguns centros de vacinação de Norte a Sul do País “para podermos vacinar os maiores de 80 anos que ainda não foram vacinados”, Lacerda Sales alertou que não existindo agendamento nestes dias podem existir alguns constrangimentos, e algum tempo de espera, mas tudo será feito para que ninguém fique sem vacinação.

Em relação ao objetivo de vacinar até 19 de dezembro, as pessoas com mais de 65 anos, elegíveis para a toma da vacina, o Coronel Penha Gonçalves, responsável pelo núcleo de coordenação da vacinação, referiu que neste momento o foco situa-se no que vai acontecer este fim de semana e por isso “estamos a pedir às pessoas que tem mais de 80 anos, que se dirijam aos centros de vacinação para serem vacinadas”.

Este fim de semana o objetivo é aumentar os cerca de 60% das pessoas que já foram vacinadas com a dose de reforço na faixa dos mais de 80 anos e segundo o Coronel Penha Gonçalves este é “um passo importante para podermos depois atingir aquilo que são os objetivos do plano, é no dia 19 de dezembro termos a grande maioria das pessoas com mais de 65 anos, e que são elegíveis, vacinadas contra a covid-19”.

A modalidade de Casa Aberta irá funcionar das 9h às 17h nos dias 13 e 14 de novembro nos centros de vacinação constantes da listagem disponibilizada (aqui) pela Direção-geral da Saúde.

A 3.ª dose da vacina contra a covid-19 apenas pode ser tomada 6 meses após a toma da 2.ª dose.

A pandemia ainda não acabou, pelo que é necessário manter uma atitude preventiva e a vacinação trará um período de Natal e de inverno mais seguro e tranquilo para todos.

 

Leia também