Unidos por Torres Vedras reage ao aumento do preço da água no concelho

sergio galvao 1

 

Em comunicado enviado às redações, o Grupo dos Vereadores do Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico revela ter votado contra a proposta de revisão do tarifário dos SMAS apresentada pela maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Vedras, “que contempla aumentos da ordem dos 0,9% para o preço da água e 25% para a tarifa de resíduos sólidos urbanos”.

Justificando a sua votação, o vereador Sérgio Galvão afirmou que “considerando a situação económica actual e sem terem sido alterados os 1 e 2 escalões nos últimos 3 anos – que representam a maioria dos consumidores -, vemos com perplexidade que seja escolhida esta altura para tais aumentos. Por outro lado, com a passagem de toda a área de gestão de resíduos sólidos urbanos da CMTV para os SMAS, decisão sustentada por um estudo económico que afirmava que o rácio de cobertura era na ordem dos 107%, ou seja as receitas maiores que as despesas, vemos com redobrada surpresa que venha o Executivo, logo no primeiro ano de gestão SMAS, propor um aumento de 25% justificando uma cobertura de gastos insatisfatória, nomeadamente 69%, ou seja despesas muita maiores que as receitas. Ou há um gravíssimo erro no estudo, ou um pior erro de cálculo deste Executivo. Em qualquer caso será o contribuinte consumidor a pagar a conta.”

Por outro lado, o Grupo dos Vereadores do Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico acompanhou a maioria socialista na anutenção das taxas da derrama, do IMI e não acompanhou a maioria na manutenção da participação variável do IRS no máximo de 5%.

 

 

Leia também