Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal de Torres Vedras

ss 1

 

Com um Teatro-Cine de Torres Vedras repleto, realizou-se ontem à noite a Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal de Torres Vedras.

A cerimónia iniciou-se com a apresentação da criação dos alunos do Curso de Intérprete em Dança Contemporânea da Performact, juntamente com o Rancho Folclórico e Etnográfico “Flores do Oeste” (de A dos Cunhados), que tem como princípio a fusão entre a Dança Contemporânea e a Dança Tradicional Folclórica.

Seguiram-se os discursos da presidente da Câmara, Laura Rodrigues, e do presidente de Assembleia Municipal de Torres Vedras, José Correia.

No seu discurso Laura Rodrigues relembrou que “Torres Vedras, a cidade sede do nosso concelho, tem 42 anos, foi a primeira vila elevada a cidade nos pós 25 de Abril, tendo esse fato ocorrido a 3 de fevereiro de 1979”. Nessa altura e de acordo com o então presidente de câmara, Aberto Avelino “a população manifestava um contentamento generalizado, que a cidade se encontrava em franco desenvolvimento e com uma indústria bastante florescente”. Nessa altura, os problemas identificados por Aberto Avelino foram “os acessos e as ruas da cidade que não davam vazão ao trafico existente”. Nessa altura o concelho teria pouco mais de 57 800 habitantes.

Voltando à atualidade, Laura Rodrigues afirmou, “somos hoje 83 130, crescemos 4,6% em dez anos […] e a cidade continua em franco desenvolvimento, com uma indústria florescente, mas agora assente em pequenas e médias empresas de áreas muito diversas. A agricultura é uma atividade com grande valia económica e social, e o turismo passa a ter significado. Mantêm-se os problemas com os acessos e as ruas da cidade que não dão vazão ao tráfego (…)”, acrescentando que “são os problemas bons, os problemas associados ao crescimento e ao desenvolvimento e que nos comprometemos a não deixar para trás”.

Para finalizar, foram agraciados com a medalha de bons serviços, os colaboradores do município, dos serviços municipalizados, dos bombeiros e das associações de socorros que completam 25 anos. Medalhas municipais de grau cobre foram atribuídas aos melhores alunos do ensino secundário e profissional do ano escolar transato e na área do desporto, a campeões nacionais. Foram ainda entregues medalhas municipais a várias associações, a empresas que completaram  50 ou 100 anos de existência e a pessoas que se destacaram na vida coletiva do concelho.

As medalhas de mérito municipal foram atribuídas a pessoas que se destacaram pelo seu percurso pessoal, tendo sido atribuídas a
Armando Pedro Lopes (grau prata), Maria Cristina Rodrigues Fortunato (grau prata) e a Fernando Barão (grau ouro).

Nas palavras de Laura Rodrigues, Fernando Barão foi “bombeiro durante 50 anos dos quais 35 enquanto comandante dos Bombeiro Voluntários de Torres Vedras. É uma pessoa em quem todos os torrienses se habituaram a confiar e reconhecido nacionalmente entre os seus pares”.

A Medalha de Honra Municipal foi entregue, a título póstumo, ao ex-presidente Carlos Bernardes. “Todos o conhecemos, todos o recordamos com a sua imensa generosidade, a sua disponibilidade para o trabalho a qualquer hora, a sua forma idealista, dinâmica e visionaria de estar na vida pública, o seu amor a Torres Vedras. Merece o maior dos tributos dos Torrienses”, foram as palavras da atual presidente do município. A medalha foi recebida pelo filho de Carlos Bernardes, Rafael Bernardes.

 

Leia também